10 máximas para ter sucesso na Comunicação Corporativa

Comunicar-se é uma das atividades mais antigas da humanidade e, apesar de ser um processo natural que acontece entre as pessoas, ela não é algo automático. Por isso, podemos dizer que ela é também uma das atividades mais complexas que exercemos. E esse nível de complexidade aumenta especialmente nas organizações, onde a Comunicação Corporativa precisa estar baseada em processos, ferramentas e metodologias para que funcione.

A Comunicação Corporativa é o que permeia todas as relações da empresa, tendo portanto impacto direto em aspectos como cultura organizacional, engajamento, motivação e produtividade dos funcionários, índices de turnover e nos números e resultados levados em conta para o sucesso do negócio.

Pensando nisso, e para eliminar de vez as dúvidas sobre como ter uma Comunicação Corporativa eficiente, separamos 10 máximas, baseadas em conteúdos de especialistas que já passaram aqui pelo blog.

Vamos lá?

1# – A Comunicação deixou os muros da empresa

No âmbito da Comunicação Corporativa temos a Comunicação Interna que, em teoria, remete ao ato de dialogar com os colaboradores dentro da empresa. Porém, com a revolução digital e as novas tecnologias, a linha que separa as noções de “interno” e “externo” na empresa é muito mais tênue.  Nesse sentido, ao pensar a Comunicação Corporativa as organizações precisam considerar que o público interno é o mais importante e, por isso, deve ser o primeiro a receber as informações.

Então, para uma Comunicação Corporativa de sucesso é preciso investir em iniciativas que garantam o alcance das informações para esse público e incentivem o diálogo (leia o que diversos especialistas disseram sobre este tema nesta edição da Revista Cultura Colaborativa) não importando onde o colaborador esteja: se “dentro” ou “fora” da empresa, longe ou perto, no operacional ou no administrativo.

#2 – Pense na Comunicação como uma só

É comum fazer divisão entre Comunicação Interna e Externa – e tudo bem, esse modelo até pode funcionar minimamente por um tempo na sua empresa.

Porém, para uma Comunicação Corporativa de sucesso é preciso ter um planejamento macro que considere a estratégia de Comunicação como uma só. Ela deve priorizar, claro, o público interno (que sempre será o maior ativo de uma organização) e depois considerar os desdobramentos para outros canais, redes sociais, imprensa e etc.

Aí, começar por um Planejamento de Comunicação bem estruturado, que ajude a mapear claramente esse canais, fluxos e públicos é o que fará toda a diferença.

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#3 – Além de Comunicação: endomarketing

Comunicação e marketing são áreas pares. No marketing, o trabalho central é vender uma ideia para possíveis clientes. Na Comunicação Corporativa, o endomarketing pode funcionar da mesma forma, vendendo ideias para os colaboradores.

Por isso, para ter uma estratégia de Comunicação Corporativa de sucesso, além de divulgar as informações é preciso gerar engajamento com elas. Neste sentido, é missão do marketing é fazer essa conexão acontecer com possíveis clientes, bem como o endomarketing deve fazer com que isso aconteça com os colaboradores.

Leia também:
Artigo da especialista Thais Moura: “Endomarketing em Redes Sociais Corporativas: como fazer

#4 – Os canais de Comunicação devem fazer sentido

As estratégias comunicacionais eficazes são aquelas que se estruturam de maneira integrada com o público interno e externo. Para que isso aconteça, os canais de comunicação utilizados devem ter coerência e coesão para dar consistência ao discurso da empresa – criando um diferencial competitivo forte.

Neste ponto, avaliar a presença da empresa, linguagem e tom utilizados nos canais é importante para se certificar de que a mensagem está sendo passada corretamente, sem chances de dar margem para ambiguidades ou má interpretação.

Com os colaboradores, é necessário pensar se os canais por onde a informação está circulando são adequados. Mas como avaliar isso? É possível fazer uma pesquisa breve com os funcionários sobre por onde eles preferem receber informação, comparar os prós e contras de cada canal de comunicação utilizado, avaliar se os canais utilizados para dialogar com o público interno recebem a mesma atualização e manutenção que os canais de público externo e, claro, avaliar seu custo x eficiência por meio da mensuração de resultados da Comunicação Interna.

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#5 – Líderes são chave para Comunicação Corporativa

O discurso da empresa não pode estar distante do discurso individual das lideranças.

Para que o trabalho da Comunicação Corporativa seja eficiente, que as informações circulem na empresa e não haja ruídos, todos os colaboradores que ocupam cargos com algum nível de liderança devem estar alinhados estrategicamente e comportamentalmente com a mensagem que a organização quer passar.

Às lideranças compete o papel de cascatear e reforçar as informações divulgadas pela Comunicação Interna da empresa junto aos colaboradores. À empresa e aos colaboradores responsáveis pela Comunicação, fica a missão de treinar e preparar líderes para cumprirem seu papel.

#6 – O alcance é importante na Comunicação

Um dos grandes benefícios da Comunicação Corporativa é promover o alinhamento, deixando todos “na mesma página” em busca de resultados. Porém, para que esse alinhamento aconteça o alcance deve ser uma preocupação de quem está à frente do trabalho de comunicar na empresa.

Além de ser necessário para o básico funcionamento da Comunicação, o tal alcance também viabiliza outras iniciativas como o trabalho flexível e Home-Office – temas que estão em pauta recorrente.

#7 – Preocupe-se com engajamento

Missão, visão e valores são o Norte de toda e qualquer organização. Porém, para conseguir engajamento, apenas tê-los escritos com letras bonitas na parede não é o bastante.

Da mesma forma, para ter engajamento com a Comunicação Corporativa é preciso que a missão, visão e valores também estejam presentes no discurso que é divulgado para os colaboradores.  Isso porque apenas mandar informações não é bastante para fazer com que os colaboradores entendam e retenham a mensagem (falamos mais sobre neste post).

Para o engajamento é fundamental que a empresa comunique aquilo que faz e faça o que comunica. Nesta linha, não basta comunicar por comunicar. O diálogo com os funcionários deve acontecer de maneira que permita participação, feedbacks, mensuração de interações e acompanhamento constante – que serão traduzidos em engajamento.

#8 – Esteja aberto à inovação

A inovação deixou de ser um elemento caracterizado como diferencial, e passou a ser um requisito. Quem não inova está fora. E este movimento chegou à Comunicação Corporativa.

Neste sentido, a área precisa estar aberta a experimentar novas ferramentas, metodologias, testar, errar e aprender com mais agilidade. Além de estar aberta para trabalhar aliada à outras áreas da empresa como o RH e Tecnologia, trazendo novas expertises e tecnologias que podem potencializar o diálogo interno.

Sugestão do Blog:
Leia também: “Comunicação Interna mobile é possível?

 #9 – Comunicação também é ouvir

Estamos acostumados a tratar a Comunicação Corporativa como uma via de mão única. Mas para que ela seja realmente uma estratégia de sucesso é necessário que haja diálogo – parte disso consiste em ouvir.

Interagir com os colaboradores, fazer pesquisas internas e diagnósticos são passos importantes para ter uma visão geral de como a Comunicação no dia a dia de trabalho está funcionando (e se ela não funciona dentro de casa na organização pode ter certeza que também não funcionará com o público externo e os clientes).

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10 – Pense em uma Comunicação proativa e que incentiva a produtividade

A produtividade não depende apenas de uma capacidade individual dos colaboradores. Um time da empresa, por exemplo,  que é mais equipado e que tem mais informações para realizar seu trabalho será mais produtivo do que aquele em que a comunicação é pior e que dispõe de menos recursos.

Para que a produtividade aconteça é importante que os objetivos do projeto ou atividade estejam claros, bem como os processos para que sejam bem executados por todos – e isso tudo também tem a ver com Comunicação. Aqui também podemos citar esse artigo e a relação entre Comunicação e Produtividade em reuniões.

Neste sentido, para que a Comunicação Corporativa seja eficiente e produtiva e incentive a produtividade dos demais colaboradores – sendo um agente agregador e não uma distração ou algo do tipo, é necessário que ela trabalhe de forma proativa na organização e não somente reagindo a pedidos e demandas no maior estilo fasfood.

Para que isso aconteça, reforçamos novamente a importância de um bom planejamento mas também de ferramentas de Comunicação que aumentam a produtividade.

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Texto adaptado do artigo original escrito po Ivanir França no blog em 13 de julho de 2015.

 

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