3 dicas para estimular o compartilhamento nas redes sociais corporativas

Depois que sua empresa implantou uma rede social interna, surge mais um desafio: como incentivar o uso pela equipe? Uma das formas de estímulo é por meio de compartilhamentos, já que eles têm o poder de gerar engajamento e replicar informações dentro da rede. Neste post, listamos três dicas simples que incentivam o usuário a fazer o compartilhamento nas redes sociais corporativas. São elas:

1. Criatividade e conteúdo útil
Aposte em conteúdo criativo. Para isso, descubra o que a equipe quer saber, as deficiências de conhecimento e as expectativas. Teste posts com diferentes temáticas e invista naquelas que gerarem maior número de compartilhamentos, curtidas e comentários. Pense também no que o conteúdo vai causar quando partilhado. Os usuários costumam não repassar conteúdos que não colaboram para sua imagem diante dos outros. A reputação vale ouro nas redes sociais. As pessoas também gostam do sentimento de pertencimento, ou seja, de mostrar que estão envolvidas na criação e disseminação de algo. Explore conteúdos que estimulem o compartilhamento com o intuito de apoiar uma causa. Não esqueça que exclusividade também gera interesse. Quando alguém se sente especial ou sortudo por ter tido acesso a algo primeiro, pode querer compartilhar com os amigos.

2. Uso de imagens e vídeos
Brasileiros adoram compartilhar vídeos e imagens nas redes sociais. Quando puder, invista em posts com esse tipo de conteúdo. Não é preciso uma grande estrutura para produção desses materiais: bastam boa vontade, um câmera digital e criatividade. Se não puder produzir seu próprio vídeo, use algum dos milhares disponíveis na internet. Recentemente, a empresa E.Life divulgou uma pesquisa sobre como os brasileiros usam mídias sociais. A pesquisa revela que 90% dos vídeos que brasileiros compartilham são os postados no YouTube.

3. Timing
Saiba a hora certa para publicar o post. Mesmo que você produza um excelente conteúdo, se publicá-lo na hora errada, certamente não vai alcançar toda a equipe. Publique o conteúdo na hora em que sua equipe esteja mais disposta e interessada. Dessa forma, você consegue a atenção dos usuários e ainda estimula o compartilhamento nas redes sociais corporativas.

Por fim, além dessas preocupações, monitore. Medir e acompanhar os resultados de cada post pode orientar as próximas ações e dá uma boa base para direcionar uma estratégia no futuro.

Tem alguma outra dica para estimular o compartilhamento nas redes sociais corporativas? Compartilhe com a gente no campo de comentários.

Foto do topo: MCPearson/CC

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3