30 situações que só quem trabalha com Comunicação Interna já viveu

1 – Quando você monta e apresenta aquele Plano de Comunicação Interna impecável

“tchanammm” – orgulho define *-*

2 – Mas, de repente, o seu ~Plano de Comunicação perfeito~ precisa ser totalmente alterado

Entrou uma demanda urgente, faltou alguma informação importante, algumas diretrizes mudaram, o caos geral se instala mas é assim, vida que segue…

3 – Quando a Comunicação Interna é chamada para participar da reunião estratégica de Diretoria

Você está “ok” por fora, mas bradando por dentro tipo “Finalmente eles entenderam a importância da Comunicação!”

4 – Mas aí a Diretoria não segue o que a Comunicação planejou e recomendou

Assim não dá pra defender vocês, gente!

5 – Quando você é jornalista/RP e trabalha com Comunicação Interna

*Pensando “ainda bem que me livrei do jornal/agência“.*

6 – Quando você é do RH mas trabalha com Comunicação Interna

Tem que fazer tudo e mais um pouco…

7 – Quando você não é da área mas mesmo assim caiu na Comunicação Interna

Encara o desafio e vai!

8 – A sua cara quando alguém diz “Ué, mas isso foi divulgado? Quando? Eu não vi’’

Respira fundo! – e tenta melhorar o alcance da Comunicação.

9 – A intranet da empresa cai quando você estava atualizando o conteúdo…

Você pensa “Que óóóódio dessa m%#$*”

10 – … e é hora de falar com a TI (ou o fornecedor) sobre isso

Respira fundo! (de novo).

11 – Nada resolvido mas a informação precisa sair urgente. Então aquela temida decisão é tomada: vai por e-mail!

E você no fundo sabe que esse é mais um e-mail que vai se juntar à lista de outros e-mails solenemente ignorados pelos demais colaboradores.

12 – Aquele sentimento de tristeza quando a sua campanha ~brilhante~ de endomarketing não engaja

E você pensaPoxa gente, como assim?”  

13 – Dia de atualizar mural impresso você fica tipo:

Pensando: “Sério que em pleno século 21 estou fazendo isso?!” (tradução do gif: ninguém lê isso mais)

14 – Chega a hora de mensurar os resultados da Comunicação para mostrar para a diretoria

Ainda bem que existe esse kit de métricas e indicadores para facilitar a vida nessa hora!

15 – Quando alguém elogia sua campanha interna você:

Sensação de reconhecimento quase como ganhar um Oscar ou um prêmio em Cannes.

16 – Tentando conscientizar e alinhar as lideranças com seu papel na Comunicação Interna

Trabalho árduo mais vale a pena!

17 – Hora de pedir orçamento para Comunicação Interna

Pronto para a batalha!

18 – O orçamento foi cortado

Nessa hora te perguntam sobre o planejamento e você não sabe nem o que dizer, só sentir. #RIPComunicaçãoInterna

19 – O budget aumentou!

Primeiro vem o êxtase, depois a dúvida: “No que investir agora?!

20 – Quando você precisa ficar explicando que Comunicação é um processo meio, não um fim…

… e que ela não é  “o” objetivo, mas sim uma ferramenta para ajudar a empresa a alcançar os objetivos.

21 – Quando você finalmente consegue tirar Comitê de Comunicação Interna do papel…

…e a galera vem super empolgada cheia de demandas já na primeira reunião.

22 – “Comunicação” apareceu como um problema na Pesquisa Interna

Seu primeiro pensamento: “Então meu trabalho não vale nada, é isso?”

Seu segundo pensamento:Ninguém mandou cortar o budget no ano passado…

Seu terceiro pensamento:AGORA É A HORA DE PEDIR INVESTIMENTOOOO!”

23 – As pessoas ainda insistem que e-mail é o melhor para a Comunicação

Você até quer listar os motivos de porque discorda disso mas prefere responder: <ironia>”sim, claro, arrã”</ironia>.

24 – Quando concordam com você que é preciso inovar na Comunicação

Vitória!

25 – Mas ai sugerem TV Corporativa

E você fica tipo <ironia>”sim, claro, arrã”</ironia> de novo…

26 – Aí você começa a refletir se sua empresa tem canais demais de Comunicação

Ou talvez canais de menos?

27 – Quando você conhece todos os benefícios de uma Rede Social Corporativa

Sua 1ª reação: “A solução dos meus problemas existiu o tempo todo?

Sua 2ª reação: Explica para todo mundo 627361 vezes que Rede Social Corporativa não é bagunça

Sua 3ª reação: Conversa com um especialista para saber tudo sobre a ferramenta e vira brother dele.

28 – Tentando fazer  as informações chegarem à área operacional

A segunda maior missão impossível da vida depois de tentar ter orçamento.

29 – Quando aquele desânimo bate porque você acha que já tentou de tudo

E pensa “Comunicação Interna não tem jeito mesmo… :/

30 – Mas aí você descobre uma nova ferramenta.

E fica surpreso/animado com o que ela pode fazer por você e como ela pode melhorar a Comunicação!

Pode pedir uma demonstração no banner abaixo que eu garanto que é sucesso! 😉

banner-comunicados-digitais2

Todos os gifs utilizados no post são do giphy

Cassiane

Cassiane Vilvert

Jornalista, editora do Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase. Curiosa, apaixonada por fotografia e viagens.

  • Carolina Ferraz Fischer

    Hahahahaha o 7 e o 14, eu todinhaa!!