5 elementos essenciais para o Digital Workplace

Segundo uma pesquisa da Teknion, 88% das empresas para engajar seus funcionários trabalham com o conceito de CYOD, ou seja, oferecem aos colaboradores vários dispositivos e deixam que escolham com quais querem trabalhar.

Outro formato que vem sendo difundido é o BYOD, ou seja, a empresa permite que o colaborador trabalhe com seu próprio dispositivo. Aliada a esta forma nova forma de encarar as tecnologias no ambiente de trabalho surgiu o conceito de digital workplace, isto é: a forma e onde trabalhamos mudou e estar preso a um desktop em um escritório de 4 andares e duas janelas não faz mais sentido.

De acordo com a Teknion, este movimento está levando empresas a investirem mais em tecnologias colaborativas de produtividade. 90% das empresas avaliadas apontam que irão aumentar seus investimentos nestas tecnologias, enquanto grande parte delas relatam uma economia de até 30% ao aplicar programas de digital workplace.

No entanto, Ramez Shehadi e Danny Karam, autores do artigo Five Essential Elements of the Digital Workplace, dizem haver ainda grandes desafios para a concepção do digital workplace. “Muitas organizações investem em tecnologia de produtividade, porém apenas plataformas não são suficientes para se integrar às aplicações de negócio, além disso, há problemas relacionados à infraestrutura de TI e questões de segurança”. escrevem.

Para evitar esses problemas e capitalizar de maneira inteligente sobre as estas novas formas de trabalho, citamos os 5 elementos, considerados essenciais ao digital workplace:

  1. Os dispositivos de acesso: Os funcionários precisam de flexibilidade para escolher a forma mais eficaz para acessar aplicativos de negócios onde quer que trabalhem. Smartphones e tablets estão cada vez mais se tornando uma necessidade, dentro deste contexto as empresas precisam repensar suas estratégias com base nas necessidades de negócios. De acordo com o artigo publicado por Ramez Shehadi e Danny Karam, o Yahoo melhorou o engajamento e a produtividade de seus colaboradores fornecendo a todos iPhones, aparelhos Samsung e HTC com android, ou Nokias com sistema windows. A iniciativa além de permitir a conectividade remota, uma navegação mais rápida e o download de recursos ajudou os funcionários a entender melhor o que seus clientes estão usando e, assim, o desenvolvimento dos serviços móveis foram alinhados à necessidade do mercado.
  1. Infra-estrutura de comunicações: Conectividade continua a ser um requisito fundamental no trabalho digital, tanto no escritório ou fora dele; é fundamental assegurar que as tecnologias de comunicação, aplicativos de negócios e colaboração estejam voltadas de forma eficaz ao negócio. As redes corporativas precisam estar equipadas para lidar com transmissão simultânea de voz, vídeo e comunicação de dados, tanto dentro como fora da rede da empresa.
  1. Aplicações de negócios. Dar aos funcionários acesso contínuo às aplicações de negócio, independentemente do local e do tempo aumenta a produtividade e suporta a colaboração com outros colaboradores, parceiros e clientes. Estes aplicativos também ajudam as equipes virtuais a funcionarem de forma coesa e interagir de maneira eficaz, dando-lhes acesso imediato às informações críticas que precisam. Por esta análise a gestão do conhecimento e as plataformas de colaboração tornaram-se críticos, permitindo que documentos de projetos a serem armazenados sejam acessados ​​facilmente, e, claro, permitindo que os membros da equipe colaborem em mudanças, visualização e compartilhamento de arquivos em tempo real.
  1. Ferramentas de comunicação  no local de trabalho: Ferramentas no local de trabalho têm uma forte influência no desempenho, produtividade e na motivação dos funcionários. Em algumas situações, ferramentas como email ou telefone não são suficientes para suprir as demandas do negócio. Neste contexto, ter ferramentas que conectem as pessoas por meio da ‘presença’ digital podem fazer a diferença.
  1. Segurança Digital: A convergência da computação em nuvem, mídias sociais e tecnologias de computação móvel tem criado problemas de segurança de dados em todo o mundo. No entanto, as novas tecnologias permitem que as empresas armazenem informações de forma segura na nuvem e as tornem acessíveis a partir de vários dispositivos. A solução correta permite o acesso de dados offline e atividades sem a necessidade  peer-to-peer entre os dispositivos. De fato, ambientes em nuvem permitem que muitas organizações aumentem a agilidade e reduzam custos e ao mesmo tempo aumentem a segurança.

A ideia de criar um ambiente de trabalho verdadeiramente digital é um desafio significativo, mas as empresas que iniciam este processo hoje irão adquirir uma clara vantagem em produtividade, inovação, colaboração e satisfação geral dos funcionários. Além disso, as medidas de trabalho digital ajudarão a atrair os talentos necessários para se manter competitivo e a par das transformações sociais e empresariais que estão ocorrendo em todo o mundo.

 

França

França

Jornalista, especialista em cinema e mestrando em Literatura, nas horas vagas lembra da tempestade que destruiu Macondo e combate o crime em Gotham City.