A importância do suporte de uma equipe de TI nas empresas

O cenário competitivo para as organizações tem se transformado, por meio da constante evolução da tecnologia, com destaque para a Tecnologia da Informação (TI), que passou a ser um importante componente competitivo. Os fatores tecnológicos são, inclusive, responsáveis por contínuas adaptações da postura estratégica empresarial.

A tecnologia da informação é responsável por dar suporte à gestão estratégica da informação, automatizando tarefas rotineiras e auxiliando no controle interno de operações. Essa área pode ser uma estratégica no processo de planejamento, direção e controle. No caso da implantação de um rede social corporativa na empresa, por exemplo, o processo será mais efetivo se a organização contar com infraestrutura tecnológica suficiente. É importante garantir que haja suporte técnico, tanto recursos humanos, como ferramentas tecnológicas, capaz de viabilizar o monitoramento e acompanhamento dos processos e ferramentas relacionadas à TI.

A empresa deve ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos, pois dá apoio na tomada de decisão e possibilita um maior controle das operações. Resumidamente, a tecnologia da informação é considerada relevante para as organizações porque:

• proporciona a inovação de muitos produtos e serviços, viabilizando o surgimento de importantes capacidades dentro das organizações;

• trata-se de uma das maiores influências no planejamento das organizações, podendo colaborar com a estratégia competitiva, melhorar o relacionamento com clientes, facilitar a entrada em alguns mercados, entre outros.

Para implantar com êxito uma equipe de tecnologia de informação, as empresas precisam levar em conta algumas condições básicas, como: integrá-la a outras ferramentas de gestão e ter consciência de que os benefícios realmente significativos virão a médio e longo prazo. Para facilitar sua implementação, é necessário criar uma visão estratégica que poderá direcionar o sistema de TI.

Devido à limitação financeira, principalmente nas pequenas empresas, nem todos os recursos da TI são acessíveis, mas além do receio em investir, é preciso quebrar alguns mitos que dizem, por exemplo, que a tecnologia é cara e requer grandes investimentos; que é difícil, não é segura e que determinado negócio não exige tecnologia.

Os gastos de TI devem ser constantemente monitorados para avaliar o valor agregado aos processos de negócios da empresa. O desafio dos CIOs é desenvolver e implementar um modelo de gestão que demonstre o valor dessa área nas organizações – poucos conseguem ver o custo que, na verdade, a falta do suporte técnico adequado acarreta.

Veja aqui dez pontos para o desenvolvimento de uma estratégia de governança de TI.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3