Alinhamento estratégico com a equipe – como fazer sem se perder

Ao traçar uma estratégia de negócios, uma empresa pode “esbarrar” em alguns pontos durante a execução do planejamento, que não levam ou atrasam a chegada aos resultados esperados. Isso pode acontecer devido à falta de conexão entre as áreas envolvidas.

Para resolver este problema, alinhavar as estratégias da organização depois de planejá-las é essencial, envolvendo todos os atores da empresa nos processos, para transmitir claramente a cultura organizacional, os objetivos à serem atingidos e de que maneira todos chegarão juntos até eles.

Esse alinhamento só é possível quando os colaboradores estão engajados, entendem o sentido das suas atividades e desejam que as iniciativas tenham sucesso. Para conquistar isso, a comunicação interna é essencial, direcionando e conectando com clareza o trabalho de todos, independente da área de atuação de cada indivíduo. Mas como conquistar uma comunicação interna efetiva?

O alinhamento estratégico nada mais é que alinhar seus objetivos de negócio com a cultura de sua empresa. Muitas vezes, sua estratégia é modificada, e, para isso, você precisa reforçar o alinhamento com os seus colaboradores. E, como fazer isso sem se perder? Separamos 3 pontos que podem auxiliá-lo nessa tarefa:

1. Monitore constantemente o alcance das metas organizacionais: Você precisa saber o quanto os colaboradores estão alinhados com a sua estratégia, em primeiro lugar. Apenas trabalhar bem não é suficiente, todos devem estar focados em atingir os resultados propostos.

2. Inclua planos de ação nas atividades diárias: Você precisa ser bastante didático e direto ao ponto ao explicar o que precisa realmente ser feito. Lembre-se que a objetividade e a simplicidade são primordiais para que todos entendam claramente suas tarefas. Compartilhe melhores práticas e explique metas e como alcançá-las. Sem delongas.

3. Envolva as lideranças: As lideranças mais próximas aos colaboradores, quando de fácil acesso e comunicação, são as melhores pessoas para explicar o que e como fazer. As lideranças precisam estar extremamente alinhadas à sua estratégia de negócios. Esses profissionais são seu canal direto com os colaboradores.

O alinhamento estratégico bem alinhado com a sua equipe constantemente, principalmente a cada mudança de foco de produto ou objetivo, auxilia-os a entender seu call to action.

Fonte:Business Week

 

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