Análise comportamental: uma ferramenta para definir o melhor plano de comunicação interna

Cada profissional tem um perfil comportamental diferente, tendo em vista sua cultura, criação e principalmente sua personalidade. Entender os diversos perfis e respeitar essas diferenças é fundamental para melhorar a convivência e garantir uma boa comunicação em qualquer ambiente.

Fazer uma análise comportamental é uma forma de decifrar e decodificar comportamentos humanos predominantes. Há basicamente quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. Além disso, existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. É isso que gera personalidades singulares, índices e percepções de mundo diferentes.

As organizações têm se atentado à necessidade de conhecer reações e expectativas de seus colaboradores, para que possam prever o comportamento com algum grau de precisão, definindo novas estratégias e táticas para melhorar a produtividade, o ambiente de trabalho e a comunicação interna.

Conheça seus colaboradores para comunicar melhor

A análise comportamental irá situar os profissionais dentro da sua empresa em grupos de perfis distintos. Isso será fundamental para duas coisas em termos de comunicação: conhecendo os comportamentos, você irá definir de forma assertiva não somente os meios de divulgação e comunicação mais adequados para atingir cada perfil mas também como as informações chegarão ao seu destino dentro da organização.

Além disso, o conhecimento de perfis será útil para saber quais informações cada colaborador pode ou não ter acesso bem como os níveis de prioridade. É preciso pensar então como suas news, comunicados ou jornais internos irão atingir cada público, se irá gerar a reação esperada bem como se todos são capazes de absorver a informação que você se dispôs a comunicar.

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Todos os grandes meios de comunicação como jornais ou televisão estudam seu mercado periodicamente, e dentro das organizações não pode ser diferente. Dentro da análise comportamental é preciso que a comunicação interna da sua empresa possa ser eficaz para todos os tipos de perfis delineados. Nesse contexto, qualquer que seja os perfis identificados em sua empresa, alguns aspectos devem ser levados em consideração na hora de definir a estratégia de comunicação:

  • Fazer seus funcionários responderem publicamente a pesquisas ou comunicados pode ser tarefa fácil para perfis comunicadores ou até executores, porém pode ser desconfortável para analistas, por exemplo;
  • Planejadores terão apreço por informações em ordem cronológica;
  • Sabemos o quanto é ideal a interação dos colaboradores na comunicação, portanto é preciso gerar seções dentro de jornais ou gerar feedbacks dentro de cada um dos perfis.

Hora do endomarketing: quando o perfil comportamental é ainda mais importante

Consideramos que o endomarketing nada mais é do aquilo do que já conhecemos como marketing, usado pelas empresas para conquistar clientes e cativar o público acerca de sua marca, mas aplicado no ambiente interno da empresa, com foco nos colaboradores. Portanto, a estratégia de conhecer profundamente o público-alvo também deve ser aplicada, para que a mensagem seja transmitida de forma eficiente.

O endomarketing geralmente é utilizado para fazer com que os colaboradores de uma organização absorvam seus valores como empresa, entendam o conceito de sua marca e valorizem e confiem em seus produtos, serviços e realizações. Em outras palavras: a função do endomarketing, na maioria dos casos, é a de fazer com que seus colaboradores acreditem em você.

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Como melhorar ainda mais a comunicação interna

Agora que você já sabe como fazer a análise comportamental e como ela é importante na comunicação interna, vamos trazer dicas de como você pode melhorar essas práticas.

  • Estimule o compartilhamento de opiniões: é uma maneira bastante eficaz de melhorar a comunicação no local de trabalho e evitar fofocas nos corredores. Não se contente apenas com o que a equipe de gerenciamento ou a de RH lhe diz: é preciso ouvir e dar o feedback a toda a organização.
  • Inclua vídeos em sua estratégia de comunicação: dependendo do tamanho da sua empresa, é natural que você não consiga conversar diretamente com cada um dos colaboradores. Vídeos podem ser uma boa solução para esse caso. Com uma plataforma ead este processo fica ainda fácil e prático, já que você pode criar cursos online, vídeos, animações, apresentações e até mesmo realizar transmissões ao vivo utilizando um ambiente de aprendizagem virtual. É um jeito simples, fácil e de baixo custo para atingir da melhor maneira os seus colaboradores.
  • Crie uma base de conhecimento: os processos dentro da sua empresa estão em constante mudança, novas tecnologias estão chegando, portanto treine os seus funcionários. Você não precisa nem se preocupar em enviar especialistas para cada unidade da sua empresa. Com um LMS, você facilita o processo, desenvolve um procedimento de como criar cursos online e treinamentos de maneira rápida, possibilitando que o seu colaborador aprenda e compartilhe a informação, criando uma base de conhecimento.
  • Agora que você já compreendeu a importância da análise comportamental e da comunicação interna para o sucesso da sua organização e já sabe como melhorar o fluxo de informações entre os colaboradores, só está faltando uma última dica: seja sempre transparente com sua equipe quando for passar informações sobre a empresa. Entenda o perfil e as necessidades de cada um e você formará uma equipe e uma base de conhecimento sólida dentro da organização.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e comece a colocar em prática com a sua equipe. Tem alguma dica de como fazer a análise comportamental e como aplicá-la na comunicação interna? Conte pra gente nos comentários!

Por Victoria Cezimbra, do time Criativo e Marketing da Eadbox

*Victoria Cezimbra é designer gráfica em formação e administradora.