Como as redes internas podem estimular competências

Aqui no blog, destacamos uma série de vantagens que as redes internas podem trazer para uma organização. Boa parte delas está relacionada com a inovação e a colaboração entre os funcionários – afinal, o fator humano presente nessas mídias faz toda a diferença. Os benefícios que uma ferramenta social pode trazer ficam muito claros em relação aos grupos, pois geram coesão e trocas de ideias. Mas você já parou pra pensar sobre como as redes internas podem estimular competências individuais e até identificar talentos dentro de uma empresa?

Se pensarmos na dinâmica de uma ferramenta de comunicação interna, seja uma intranet ou uma rede social corporativa, podemos destacar três competências básicas estimuladas pela tecnologia:

  • Liderança: começar uma discussão sobre um assunto importante, buscar soluções para um problema da empresa ou mediar debates nos canais internos de comunicação são sinais que indicam certo espírito de liderança, fundamental para quase todas as áreas de uma organização;
  • Colaborativismo: se a empresa tem disponível um canal para o escoamento de informações relevantes, os usuários com perfil mais colaborativo certamente vão usá-lo. Identificar esse tipo de funcionário pode ser fundamental, por exemplo, para setores de comunicação;
  • Comunicação: os canais de comunicação interna dão espaço para os usuários se comunicarem. Pessoas mais comunicativas e com maior capacidade de articulação são facilmente identificáveis nesses ambientes.

Se algum destes três perfis for interessante para sua empresa ou para um departamento específico, vale a pena criar situações para que esse tipo de usuário apareça e mostre suas competências.

Além dessas habilidades mais abrangentes, as ferramentas de comunicação interna podem estimular o desenvolvimento em áreas segmentadas. A criação de tópicos e fóruns nas intranets ou os grupos das redes sociais corporativas podem fomentar o diálogo sobre uma área de conhecimento específico. Desta forma, um funcionário que entenda mais de TI pode compartilhar informações e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre a área, despertando interesse nesse assunto.

Por fim, acompanhar essas interações entre os colaboradores nos canais internos pode ajudar a empresa a detectar talentos e colaboradores estratégicos. Um funcionário que demonstra liderança e alta especialização em marketing, por exemplo, pode ser melhor aproveitado nesta área. Por que é preciso buscar novos parceiros no mercado se o perfil que você busca pode estar dentro da sua empresa?

E você, desenvolveu alguma competência com a ajuda das redes internas? Deixe suas impressões e relatos nos comentários.

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