Como ganhar apoio na adoção de ferramentas colaborativas?

Um dos pontos fundamentais para garantir o sucesso na adoção de qualquer novo processo ou ferramenta dentro de uma empresa, que altere sua cultura organizacional, é o apoio de gestores e funcionários. Quando se trata do uso de ferramentas colaborativas, como as redes sociais corporativas, o desafio é ainda maior, principalmente, para se ganhar atenção e suporte da gerência mais sênior ou da alta direção.

Selecionamos algumas dicas para incentivar o apoio na adoção de iniciativas, como as redes sociais corporativas. Confira:

1 – Inicie com uma versão freemium

Há versões gratuitas de plataformas de colaboração, que podem deixar algumas brechas no gerenciamento ou segurança, mas mantendo todas as funcionalidades voltadas aos usuários finais. Em corporações de maior porte, o engajamento pode começar a partir dessa versão, até que a alta gestão se interessar pela solução. É um movimento onde os funcionários pressionam a alta gestão pelo suporte.

É preciso mostrar onde e como os funcionários usam a plataforma de colaboração. No caso da rede social corporativa, ao mostrar a um executivo que os clientes estão falando sobre sua companhia ou sobre uma linha de produto, a resposta tende a ser positiva, podendo posteriormente incentivar a discussão sobre a plataforma, o desenvolvimento de estratégia, treinamento e educação dos funcionários.

2 – Organize um workshop

Reunir um grupo de executivos para discutir oportunidades e obstáculos pode ser uma iniciativa importante, se houver abertura para isso. Normalmente, a falta de apoio acontece também por falta de conhecimento, ou seja, pode ser que eles nunca tenham visto uma plataforma de colaboração e, por isso, desconhecem o valor de tal iniciativa. Essa ação também pode ser executada com diferentes níveis da organização, em diferentes momentos, buscando sempre apresentar exemplos, cases de sucesso, oportunidades, além de políticas de uso e dicas para aproveitar o potencial da plataforma.

3 – Realize uma pesquisa com os funcionários

Ao apresentar aos executivos uma pesquisa realizada com os colaboradores, mostrando a eficiência na comunicação e na colaboração como resultado da adoção, é possível chamar atenção do grupo, por se tratar de um feedback que mostra o sentimento de toda a organização.

4 – Apresente cases claros e reais

A dificuldade para se obter apoio geralmente pode ser superada com educação e treinamento. Disponibilize cases para complementar pesquisa e estudos produzidos em outras empresas para mostrar o que é uma plataforma de colaboração e quais sãos suas possibilidades.

5 – Compartilhe histórias

Pessoas de outras empresas podem compartilhar histórias, experiências, ideias e feedbacks sobre a colaboração, dando maior contexto ao assunto, o que possibilita entender de forma prática e real que tipo de benefício uma companhia pode conquistar com a adoção de uma plataforma colaborativa.

6 – Tenha iniciativa

Se houver abertura, não espere por uma decisão corporativa para implantar ou seguir com uma ideia. Quando esse movimento acontece e chega aos executivos seniores, em geral, há uma tendência de surgir apoio.

E você, tem alguma dica para quem quer propor uma mudança na cultura organizacional de uma empresa? Compartilhe com a gente!

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3