Como incentivar a adoção de redes sociais corporativas

No nosso blog, descrevemos semanalmente as vantagens das redes sociais corporativas para empresas que buscam mais colaboração internainovação e produtividade. Até alcançar todas essas vantagens, as organizações costumam passar por um processo de implantação que pode ser mais ou menos longo a depender da cultura colaborativa de funcionários e gestores. Porém, com a implantação de algumas práticas, é possível simplificar esse processo. Neste post, mostraremos como incentivar a adoção de redes sociais corporativas na sua instituição, independente do perfil ou do porte.

Nossas dicas de implantação de redes sociais corporativas são:

  • Planeje a implantação em partes, sem pressa: na nossa experiência em processos de adoção de redes sociais corporativas, encontramos muitos gestores ansiosos para que as redes sociais corporativas gerem logo resultados. Porém, é preciso planejar a aplicação da ferramenta e saber como esse processo funcionará. Você conhece o público alvo dessa solução? Como ela poderá ajudar essas pessoas? Com essas perguntas respondidas, fica muito mais fácil implantar a tecnologia.Outra estratégia que ajuda gestores é a implantação em etapas. Se você identificou o público que tende a usar mais o sistema, ofereça a solução para ele primeiro. Aquela equipe vai explorar melhor a rede social corporativa e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer. Dessa forma você começa a criar entusiastas da ferramenta,que vão recomendá-la para os colegas.
  • Faça marketing interno: na medida que, após a adoção de redes sociais corporativas, a solução for alcançando novos usuários, é preciso usar técnicas de marketing interno para divulgá-la. Afinal, você conhece os benefícios da ferramenta – os demais colaboradores da sua empresa também precisam conhecê-los. As campanhas podem ser focadas nosbenefícios da rede social corporativa para a organização e para o dia a dia de trabalho.Essa comunicação feita para o corpo funcional precisa explicar como é possível entrar na nova ferramenta e quais são as suas regras. Para isso, basta deixar disponível um link para o cadastro e para as regras de comportamento dentro da rede social corporativaConte com uma equipe especializada na satisfação dos usuários: muitos gestores que implementam novas soluções tecnológicas nas suas empresas costumam buscar serviços de Customer Success Management (CSM). Os profissionais dessa área tentam ajudar os usuários a alcançar os melhores resultados com as ferramentas. Para garantir o sucesso de uma rede social corporativa, é preciso designar um colaborador com esse perfil para ajudar o corpo funcional a entender as funções e benefícios do sistema. Se você quiser saber mais sobre CSM, veja esta interessante entrevista com a especialista no assunto Amy Friedman.  Esse profissional designado pela empresa pode ter outras funções além de garantir a satisfação dos usuários. Ele pode mediar debates gerados dentro da ferramenta, orientando-os para os interesses da organização, ou até sugerir assuntos para discussão interna.
  • Busque o apoio dos gestores: neste artigo publicado no portal da InformationWeek, Jacob Morgan mostra alguns exemplos de gestores que, com pequenas ações, ajudaram a disseminar a cultura de colaborativismo para todo o corpo funcional. Com o exemplo dos administradores, o sucesso e a adesão à ferramenta tendem a ser mais rápidos.Pequenas ações dos gestores podem fazer toda a diferença. Por exemplo: no lugar de debater um tema por e-mail, que tal usar a rede social corporativa? A conversa tende a fluir muito mais rápido, sem congestionar a caixa de entrada de ninguém. Com essa medida, as pessoas vão se sentir incentivadas a acessar o sistema e participar daquele debate.
  • Adaptação da ferramenta às demandas da empresa: existem várias soluções sociais corporativas disponíveis no mercado. Porém, quantas delas são suficientes para abarcar todos os aspectos da sua empresa? Depois que a implantação estiver consolidada, é preciso observar os pontos fracos da ferramenta e trabalhar para regularizar-los. Se o setor de TI sente falta de algum recurso, converse com o seu fornecedor e veja se ele está disponível.Isso leva a discutir outro ponto fundamental para o sucesso da rede social corporativa: o feedback dos usuários. Deixe um canal aberto para que os funcionários se manifestem a respeito da rede. Por ali podem chegar sugestões muito ricas, contribuindo para que o sistema torne-se uma importante ferramenta de trabalho.

E você, adicionaria alguma lista na nossa lista? Quais outras características são fundamentais para a adoção de redes sociais corporativas? Deixe seu relato nos comentários.

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