O que uma boa comunicação corporativa pode fazer por sua empresa?

Cada vez mais presidentes e CEOs de empresas estão se aproximando do departamento de comunicação, tornando-o parte da sua assessoria direta. Esse movimento está acontecendo apesar de ainda existir uma desproporção dos investimentos em relação à publicidade, de acordo com uma matéria de Nara Damante e Paulo Nassar na revista da Aberje.

É claro que o investimento em comunicação corporativa, em algumas situações, nem chega a ser analisado. Mas nesse texto, apresentaremos alguns benefícios que sua empresa pode obter com o devido investimento nessa comunicação. Tentaremos explicar por que é essencial buscar uma boa comunicação corporativa e como ela afeta diversos setores da sua empresa e até mesmo a imagem dela externamente.

A comunicação corporativa influencia e ajuda muito no alinhamento do discurso de uma organização e de seus colaboradores. Para gerar esse discurso uniforme, o sistema de comunicação precisa ser de mão dupla, bem estruturado e capaz de disseminar as informações que a organização tenha interesse em compartilhar entre os colaboradores.

Uma comunicação corporativa eficiente também gera percepções positivas para a marca, empresa, produtos e serviços. Essas percepções não se restringem aos funcionários, mas acabam se estendendo a toda a rede de relações internas e externas. As mensagens da organização precisam de legitimação do público interno, coerentes com os valores, a visão e a missão da empresa, antes de serem repassadas ao público externo.

Ter colaboradores como aliados na complexidade dos ambientes corporativos é uma das condições para construir empresas perenes. Quando cada colaborador sabe qual é seu papel na empresa, é sinal que a comunicação interna funciona bem. Equipes se envolvem e se comprometem mais quando são valorizadas e estão bem informadas e engajadas com os valores e objetivos da organização. Esse comprometimento contribui para formação da reputação empresarial e o reconhecimento do público externo.

Resumindo, uma boa comunicação interna pode:

– Difundir visão, missão e valores corporativos
– Ampliar e harmonizar o diálogo entre capital e trabalho
– Equalizar interesses
– Integrar equipes
– Valorizar o conhecimento e produção
– Posicionar a empresa junto aos seus potenciais clientes
– Motivar os próprios colaboradores a uma ação mais produtiva
– Construir a reputação de uma empresa
– Agregar valor ao produto e ao negócio

Quais outros benefícios você acha que a comunicação eficaz traz para uma organização? Compartilhe nos comentários!

Crédito de imagem: Photl/CC

Leia também:

Como os comunicadores veem as ferramentas de comunicação corporativa

Radamés Martini

Radamés Martini

Rada Martini é Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Projetos; fundador e CEO da SocialBase.