Comunicação interna: aliada das mudanças nas organizações

A comunicação interna nas empresas está deixando para trás a imagem de setor marginalizado, pouco aproveitado ou até negligenciado. O investimento em novas ferramentas para esse fim tem aumentado, na medida em que as empresas percebem que a circulação eficiente de informações contribui para o bom desempenho dos negócios e para a integração dos funcionários. Esse novo cenário foi apresentado por uma pesquisa recente, realizada com 56 empresas de pequeno, médio e grande porte.

É possível perceber a resistência em investir na comunicação interna, pois seus resultados exigem certo prazo e a maioria das organizações almejam resultados imediatos. Por isso, poucas empresas costumam incorporar a comunicação interna dentro do plano de estratégico das empresas, ação que pode ser determinante na busca por resultados mais efetivos.

Para que a comunicação interna seja de fato uma aliada nas mudanças das organizações, é necessário que se tenha uma visão detalhada do setor e seu potencial, partindo de aspectos fundamentais, como o planejamento estratégico, métodos de investigação, ferramentas, canais, marketing interno ou gestão de mudanças. Confira a seguir mais algumas dicas para fazer da comunicação interna uma aliada nos negócios:

  • Compreender as chaves de uma comunicação eficaz e os novos padrões de comportamento corporativo dos colaboradores e diretores;
  • Saber como se planeja e inicia um plano de comunicação interna, seja ele global ou para uma necessidade específica;
  • Saber o que está sendo feito em grandes empresas ou concorrentes, na área de comunicação interna e saber que resultados obtiveram de suas atividades;
  • Conhecer as últimas aplicações, ferramentas e tendências em comunicação interna como o marketing interno, técnicas de storrytelling, comunicação audiovisual e a comunicação 2.0, como as redes sociais corporativas, entre outros.
SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3