5 passos para comunicar o planejamento estratégico da sua empresa para a sua equipe

Quando o assunto é planejamento estratégico a equipe começa a bocejar, iniciam-se as conversas paralelas e é visível a falta de interesse? Está na hora de mudar esta história. Muitas vezes o assunto é recebido desta forma porque a equipe não se sente parte do processo e encara o comunicado como uma formalidade a mais da empresa. Mudar a visão de quem recebe a informação é uma das soluções para gestores que precisam implantar, realizar e comunicar o planejamento estratégico.

Confira a seguir como simplificar e obter sucesso aplicando 5 passos básicos:

1. Desmistifique o planejamento estratégico
Trate o tema de forma simplificada, mostrando que todos podem e devem participar do processo de forma construtiva e enriquecedora. Muito mais que teoria, normas e discurso, o projeto é feito para atender às necessidades da empresa e também à equipe que a compõe.

2. Exemplifique e crie pontos de ligação com o planejamento pessoal de cada membro da equipe
Aponte como cada tópico pode ser comparado com situações do cotidiano de cada um. Cite exemplos como: planejamento de uma reforma residencial ou uma viagem com a família. Se preciso, crie um planejamento de comunicação interna para facilitar a abordagem do grupo.

3. Promova e possibilite a interação da equipe
Incentive o grupo a dar sugestões, participar, sentir-se parte do processo. Com motivação, a tendência é que todos se empenhem para vislumbrar as mudanças e não só ouvir o que é proposto. Uma campanha de endomarketing pode auxiliar o engajamento entre os colaboradores.

4. Utilize a tecnologia como aliada
Um mecanismo que facilita a comunicação interna na empresa é a utilização de uma rede corporativa, que interliga a equipe e fomenta o surgimento de novas ideias e compartilhamento de informações. Um bom planejamento utiliza todos os recursos disponíveis a favor da empresa.

5. Ouça as sugestões e proponha formas de viabilizá-las
Após incentivar, motivar e obter o retorno desejado, é importante fornecer o feedback. Mesmo que todas as ideias não sejam aproveitadas, mostrar que o envolvimento do grupo é considerado prova que a empresa valoriza a sua equipe e o seu empenho.  A liderança neste momento é importante para gerar integração e novas ideias.

A melhor forma de despertar o interesse e a participação em uma empresa é ouvir, compartilhar e simplificar as informações.

Crédito de imagem: DSP-user/CC

Radamés Martini

Radamés Martini

Rada Martini é Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Projetos; fundador e CEO da SocialBase.