Conquiste curtidas, compartilhamentos e incentive os comentários nas redes sociais

Algumas características podem ser determinantes nas performaces de interação nas páginas das redes sociais, como a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Entender como funciona esse processo, pode ser valioso para os usuários, na busca por repercussão, interação e referência. Uma pesquisa recente mostrou que as fotos e imagens costumam atrair mais likes. Depois, os itens que provocam mais interação são: textos, vídeos e links.

Já quando se deseja promover um debate e trocar informações por meio de comentário, a funcionalidade que mais atrai é o texto. Em seguida, por uma pequena margem de diferença, estão as imagens e, em menor proporção, vídeos e links. O poder das imagens no incentivo ao compartilhamento também é notável. O segundo recurso que mais incentiva o compartilhamento são os vídeos e o terceiro é o texto. Já os links, são os menos apelativos.

Sabe-se também que a objetividade poder ser um fator determinante. Publicações muito curtas ou longas contabilizam maior quantidade de curtidas, já as publicações mais longas costumam obter mais compartilhamentos. A pesquisa também apontou que, quanto maior a quantidade de auto-referências numa publicação, maior são as chances de receber mais curtidas também.

Já em relação ao teor do comentários, observou-se que a neutralidade, ou seja, publicar comentários nem positivos, nem negativos, não atrai muitas curtidas. Além disso, a maior quantidade de comentários para uma mesma publicação, geralmente, está associada aos comentários muito negativos.

O horário também aparece como um fator importante na conquista de compartilhamento e curtidas. Publicações no final do dia podem ser mais efetivas, sendo se aumentam as chances de curtidas por volta das 20h, e de compartilhamento, às 18h. Já em relação aos dias da semana, constatou-se que nos finais de semana há mais chances de se receber uma curtida, do que durante os dias de semana.

E aí, já pensou numa estratégia para agitar a sua página? Comente!

Veja os gráficos.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3