Cultura Organizacional: como fortalecer com uma Rede Social Corporativa

Mapear, mudar ou criar uma cultura organizacional não é uma tarefa fácil e muitas vezes as empresas não sabem nem por onde começar ou quais ferramentas e artefatos usar. Neste post reunimos as estratégias dos nossos especialistas sobre como trabalhar a Cultura Organizacional com o SocialBase, nossa rede social corporativa.

 

Empresas que se preocupam com a Cultura Organizacional diminuem sensivelmente as taxas de turnover de novos colaboradores porque já contratam pessoas alinhadas. Além disso, melhoram o clima organizacional, aumentam o engajamento, criam senso de pertencimento e melhoram a imagem externa da empresa ao transformar os colaboradores em advogados da marca

 

Além de melhorar o clima da organização, fortalecer a cultura é uma forma de manter colaboradores motivados e engajados com a estratégia da empresa, alinhando objetivos em prol de uma melhor performance e resultados.

 

Uma cultura organizacional forte e bem delineada também transforma-se em vantagem competitiva para a empresa, sendo construída pelas pessoas que fazem parte daquela empresa e tornando-se impossível de ser copiada, agregando mais valor para a organização.

 

Trabalhando a Cultura Organizacional com o SocialBase

Com a rede social corporativa da SocialBase é possível promover os valores da empresa e influenciar atitudes e comportamentos do público interno de uma maneira atrativa e também mensurável.

 

A ferramenta tem uma interface de fácil utilização focada em pessoas, além de funcionalidades que simplificam a comunicação interna e o alcance das informações de  maneira intuitiva. Dessa forma, o SocialBase pode ser utilizada tanto em empresas menores e mais horizontais como nas maiores e verticais, facilitando a integração, a colaboração e a inovação.

 

Veja abaixo algumas formas de fortalecer a cultura organizacional da sua empresa, seja qual for a estrutura, com SocialBase.

 

Trabalhe os valores da empresa

Dentro de uma estratégia para fortalecer a cultura organizacional, as hashtags da plataforma são valiosas. Além de dar um tom moderno para as comunicações, elas podem ser utilizadas para enfatizar e relembrar a missão, visão e os valores da empresa. Com as hashtags você pode marcar os conteúdos publicados de forma que possam ser futuramente recuperados através da busca, e quanto mais uma determinada hashtag é usada, mais ela fica entre os top assuntos.

 

Trabalhando cultura organizacional com uma Rede Social Corporativa

Aqui na Socialbase utilizamos a rede para trabalhar os valores #wowteam e #ownership 

 

Outra ideia e utilizar a estratégia de hashtags para fortalecer a cultura da sua organização dentro de uma campanha de endomarketing, realizada dentro da rede social corporativa com recursos como banners, textos, imagens, vídeos e pop-ups que a ferramenta também oferece.

 

Engaje os colaboradores

Com o SocialBase é possível fazer pesquisas e enquetes para engajar as pessoas em algum tema. Essa funcionalidade permite, por exemplo, que você realize uma pesquisa de clima dentro ferramenta para sentir se o trabalho de cultura organizacional está dando resultados. 



Também é possível curtir e comentar postagens e mencionar colegas em publicações ou comentários. Esses recursos incentivam o engajamento nos assuntos propostos pela orniganização ou pelos próprios colaboradores.

 

Estimule a ambição coletiva

Com o SocialBase é possível fazer com que todos sintam-se parte do desafio de atender clientes, vender e fazer o negócio acontecer, e esta é uma característica de empresas com cultura forte. Na ferramenta é possível criar grupos de trabalho para dividir  informações e fazer com que todos estejam nivelados sobre algum assunto.

 

No feed  toda a empresa pode compartilhar assuntos referentes ao seu dia a dia e ao negócio, o que gera compreensão dos colaboradores da importância do seu próprio trabalho e das atividades das demais áreas para as estratégias e resultados da empresa. 

 

Com os Murais de Comunicados informações mais sensíveis da instituição, como metas batidas  ou novas metas definidas, podem chegar a todos.

 

Promova a criação de conexões e relações de confiança

A Rede Social Corporativa da SocialBase é uma ferramenta que estimula a integração entre equipes, consequentemente gerando uma disseminação maior da cultura. A partir disso, o relacionamento entre as áreas fica cada vez mais colaborativo em prol do negócio e espaços para a discussão de ideias e troca de informações são criados.

 

O SocialBase também pode ser utilizado para trabalhar o reconhecimento dos times pelos líderes e da empresa com seus talentos, reafirmando pontos positivos da cultura organizacional.

Fortalecendo a cultura organizacional por meio do SocialBase

 

Outras ações de Cultura que você também pode fazer: 

Criar um grupo de gestão da Cultura: no SocialBase também é possível criar um grupo exclusivo para falar sobre a gestão e o planejamento das ações para pensar a cultura organizacional da sua empresa.  Os grupos são ótimas alternativas para discutir, identificar e difundir assuntos, além de compartilhar realidades e experiências, onde casos positivos (boas práticas) e negativos (conflitos) podem ser avaliados e encaminhados.

 

Criar um canal direto de comunicação com o(a) presidente: o(a) principal líder é o ponto focal que serve de referência e exemplo de cultura para toda a organização. Abrir um canal direto é um ato de extrema maturidade e deixa evidente que a liderança quer ouvir e falar com cada colaborador. Com o SocialBase é possível criar ações atrativas para que essa aproximação ocorra.

 

Mensurar e ver resultados do trabalho: o SocialBase contém métricas quantitativas que mostram o quanto o trabalho de fortalecimento da cultura está dando certo. Os usuários com perfil de administração têm acesso a dashboards com diversos indicadores, entre eles o ranking de atividades dos usuários, com base na quantidade de publicações realizadas, comentários feitos e curtidas. Esse ranking indica os usuários mais ativos desde o início da plataforma, mas o próprio administrador pode definir outro período de avaliação sempre que julgar necessário. Essa mensuração ajuda a identificar os colaboradores mais engajados para serem recompensados em programas de incentivo, por exemplo, ou serem escolhidos como multiplicadores da cultura.

 

Além das funcionalidades da ferramenta, a SocialBase também possui um serviço de Customer Success em que nossos especialistas implementam uma metodologia de comunicação exclusiva que durante todo o trabalho acompanha a empresa na execução de melhores estratégias e análise dos resultados. Por fim, espero que esse post tenha ajudado com alguns insights e uma melhor visão de como uma rede social corporativa pode fazer toda a diferença na cultura da sua organização.  🙂

Cassiane

Cassiane Vilvert

Jornalista, editora do Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase. Curiosa, apaixonada por fotografia e viagens.