Endomarketing em períodos de turbulência econômica

[via Exame]

Nas últimas décadas, o marketing tradicional se ramificou em várias vertentes, cada qual focada em objetivos e públicos específicos que, em diversos contextos, podem se interconectar para compor grandes estratégias. Entre as vertentes mais aplicadas pelas empresas brasileiras está o Endomarketing, também conhecido como marketing interno.

Segundo referências da Davanas Brindes – empresa especializa em marketing promocional -, o endomarketing tem atraído cada vez mais, por ser uma tática que valoriza o capital humano e intelectual, ao mesmo tempo que aumenta sua competitividade de forma indireta.

Isso ocorre porque uma equipe que se vê imersa em uma comunicação estimulante e em ações de valorização acaba se dedicando com maior empenho. É assim que a velha máxima de “vestir a camisa da empresa” ganha sentido em um ambiente onde os gestores extraem um excelente desempenho de seus profissionais e retêm os melhores talentos.

Aliás, o ambiente é um dos fatores chaves quando se trata de endomarketing. Igualmente de acordo com referências da Davanas Brindes, além das ações com brindes personalizados em datas ou eventos especiais, as empresas devem investir em ambientes que incitem a criatividade, o relaxamento, a troca de ideias e o pensamento inovador. Ou seja: o marketing interno não consiste apenas em presentear um colaborador, mas em prover todas as condições necessárias para que ele se mantenha inspirado diariamente e sinta que a corporação investe em seu potencial criativo.

Marketing interno em 2016

É pertinente destacar que, em cenários desfavoráveis, o endomarketing se apresenta como indispensável para unir as forças internas de uma corporação e encarar as turbulências do cenário externo.

Embora, muitas empresas reduzam gastos em diversas áreas para prevenir a escassez de recursos financeiros, o marketing interno não deve sofrer cortes de investimento, já que a impressão do público direcionada a uma marca é sempre baseada no “feeling” de seus profissionais – afinal, são eles que respondem e-mails, atendem ligações, realizam vendas, etc.

É necessário estar atento ao seguinte fato: independente das circunstâncias econômicas, o nível de satisfação e o compromisso dos colaboradores influenciarão fortemente os resultados de uma organização. Concerne às empresas, portanto, o desenvolvimento de estratégias de endomarketing que sustentem o engajamento e a motivação de suas equipes.