Dicas para praticar endomarketing com sucesso em uma grande empresa

Muitas vezes, aplicar políticas de endomarketing em uma empresa é uma forma de melhorar a comunicação interna e, como consequência, colaboradores tornam-se mais engajados e unidos por um mesmo propósito. É aí que entra o segredo de um endomarketing de sucesso: alinhar colaboradores com os objetivos da empresa. Cada um que opta por trabalhar em uma organização, o faz porque se interessa pelo que ela faz, com a sua missão. Então, nada mais importante que manter colaboradores alinhados a essa missão, e que ela seja o ponto inicial para a motivação deles. Neste post, vamos mostrar como é possível praticar endomarketing com sucesso.

Para integrar e motivar equipes em uma organização empresarial, é preciso que gestores e a equipe de RH estejam mais próximos. Com esse alinhamento, a sua empresa pode apostar em uma das estratégias a seguir:

– Avaliação de desempenho

Uma equipe que estabelece metas a serem cumpridas durante um período tem como próximo passo trabalhar para atingí-las. Porém, a tarefa de se auto avaliar muitas vezes é difícil tanto quanto perceber se está errando ou não. Para isso, é interessante ter um acompanhamento mais de perto da equipe de RH com os colaboradores de um determinado projeto, por exemplo. Assim, a otimização de tempo torna-se mais efetiva porque as pessoas têm conhecimento do que podem melhorar e em que aspectos são mais fortes.

– Reconhecimento extra pelo trabalho

Nada melhor que receber um presente por algo que você superou expectativas. Aposte em premiações, em festas de final de ano. Para escolher os premiados, alinhe as expectativas da empresa com o colaborador que chegou mais perto ou foi além delas. Essas ações são um meio de motivar colaboradores com algo não habitual conquistado e, com isso, estejam satisfeitos com a empresa.

– Incentivo e motivação

Um colaborador motivado é a chave para a produtividade. Um gestor pode colaborar se, por exemplo, compartilhar conteúdos inspiradores e cativantes com a equipe. Além de trazer materiais desse tipo, é importante que gestores acompanhem o cotidiano da equipe e elogiem ou reforcem os pontos positivos. Nos momentos de insucesso, também é muito importante que o feedback seja feito, e se prontificar para trabalhar em conjunto com o colaborador ou equipe para reverter os pontos falhos. Isso gera segurança ao colaborador, o que permite que ele se sinta mais confortável no ambiente de trabalho, e consequentemente, mais motivado.

-Implantação de uma ferramenta que auxilie as ações de endomarketing

As quatro ações acima podem ser impulsionadas com ajuda de uma rede social corporativa. É um espaço virtual que, semelhante a um site de relacionamentos, permite criar grupos para conversar sobre determinado assunto, falar com todos os usuários ao mesmo tempo, compartilhar arquivos, criar conversas particulares etc. Porém, diferente da rede social comercial, essa ferramenta é totalmente orientada para assuntos e temas relevantes para sua organização.

A ferramenta ajuda os gestores a acompanhar uma equipe mais de perto e auxiliá-la quando necessário. Além disso, uma boa rede social corporativa costuma contar com recursos de gamificação para incentivar e motivar colaboradores. Um exemplo são as “medalhas virtuais”: ganha quem curte ou compartilha arquivos com todos na rede. Quem tiver mais medalhas pode receber algum incentivo da organização.

Para praticar o endomarketing com sucesso, é importante estar atento a sua equipe e o que pode torná-la mais engajada e motivada. Com isso em mente, adicione o propósito da empresa, pense em ações relevantes e a receita está pronta. Nesse processo, utilizar uma rede social corporativa pode fazer as ações de endomarketing se tornarem mais efetivas por aproximar a equipe e permitir a troca de ideias.

Se você se interessa em utilizar uma rede social corporativa, entre em contato com a nossa equipe. Você pode conhecer outros benefícios dela por meio dos posts anteriores.

Crédito de imagem: Victor1558/cc

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