Endomarketing em Redes Sociais Corporativas: como fazer

Endomarketing e Comunicação Interna são muitas vezes confundidos, porém, embora façam parte do mesmo universo eles possuem sutis dissonâncias. O Endomarketing consiste em, mais do que informar, realizar o marketing da organização com o público interno, focado principalmente em criar ações  institucionais sistematizadas para atingir os colaboradores com o objetivo de fidelizá-los, melhorar seu engajamento e comprometimento.

Afinal, se o colaborador que trabalha para uma organização não compra suas ideias, como pode estar motivado à contribuir com elas ou até vende-las para as outras pessoas?

Endomarketing nunca foi tão importante

Segundo dados da Oxford Economics, em 2017 os millennials ocuparão ao menos 48% do mercado de trabalho, sendo que 1 a cada 4 deles estará em cargos de liderança. Ou seja, uma nova geração trará “novas verdades” ao mercado de trabalho.

Por isso, é essencial que as organizações tenham consciência da importância do diálogo interno, reforçando sempre seus valores e o propósito de trabalho de forma clara, e conectando-os com o propósito individual dos colaboradores.

Aí entra o endomarketing, atuando como uma ferramenta de conexão entre empresa-colaborador e a Rede Social Corporativa, que não atende apenas a demanda de novos colaboradores ou de novas gerações, mas vai ao encontro das ideias de uma comunicação mais robusta e eficiente que dialoga com todos, sendo um canal mais atrativo para criar ações, pois têm funcionalidades  muito mais interessantes e dinâmicas, que facilitam alcance delas e o engajamento com as campanhas.

O que é preciso para criar uma campanha de Endomarketing utilizando Redes Sociais Corporativas?

Neste post você verá como é possível executar estratégias e campanhas de Endomarketing utilizando uma Rede Social Corporativa (RSC) na sua empresa, de maneira fácil, atrativa e mensurável.

Porém, antes de iniciar qualquer campanha é muito importante fazer um diagnóstico interno para entender melhor o cenário da sua organização – perfil do público, assuntos de interesse, melhor linguagem e abordagem e etc.

Esse diagnóstico pode ser feito pela Comunicação Interna dentro do seu planejamento, pelo RH ou qualquer outro profissional/setor que esteja designado para coordenar as campanhas de endomarketing. O importante é que ele contemple perguntas para reunir os dados que são essenciais, tanto para embasar as campanhas como para alcançar o sucesso com elas.

Assim como no marketing tradicional, antes de criar uma campanha de endomarketing você precisa saber com quem estará se comunicando, entendendo qual é a maior necessidade dessa comunicação do momento e como seu público irá receber essa campanha.

Se você já tem essas informações, é hora de passar à elaboração das campanhas!

Passos para realizar uma campanha de endomarketing com sucesso em RSC

Defina uma mensagem-chave

É muito importante definir uma mensagem-chave para a campanha pois será ela que ditará o tom de todas as divulgações e garantirá que todas as peças ou ações estão buscando o mesmo objetivo final.

A definição da mensagem-chave dentro de uma campanha de endomarketing em uma Rede Social Corporativa também é essencial para manter a identidade da campanha em meio às outras informações que aparecem em paralelo dentro da RSC – já que ela é um canal que permite uma comunicação mais integrada e até colaborativa, envolvendo outras pessoas, áreas e até campanhas simultâneas.

Use e abuse das possibilidades da rede social corporativa

Analise tudo que sua rede social oferece em termos de função, defina quais artifícios serão utilizados e como a comunicação dentro da campanha de endomarketing será feita utilizando cada uma delas (por exemplo: imagens, banners posts, gifs, vídeos, áudios, enquetes, comunicados, chatboats, e etc.)

Pense sempre em fazer todas as peças da campanha, tanto visuais como de texto, utilizando a identidade visual da e a linguagem da empresa. Isso é importante para manter a coerência da campanha aos olhos dos colaboradores, já que ela deve estar de acordo com a imagem externa que a empresa constrói também.

Tenha um calendário de postagens

Utilize um calendário de postagens para criar uma cadência em todos os posts da campanha. Assim você mantém um arquivo das peças que foram divulgadas e uma organização das próximas peças que devem sair, além de ter um controle e uma visão geral de quanto tempo, qual a periodicidade e a previsão de inicio e término das campanhas.

Aposte no pertencimento para engajar

Se possível, use fotos da equipe e depoimentos nas suas ações de endomarketing dentro da RSC, pois a comunicação pessoal e personalizada costuma agradar muito os colaboradores e também ajuda no sentimento de pertencimento. Além disso, alternar as mídias usadas no post também é uma boa ideia: utilize gifs animados, imagens, vídeos e etc para chamar mais a atenção.

Aposte em influenciadores e multiplicadores

Sua campanha de endomarketing pode acontecer de uma forma mais top-down (quando a empresa é o único emissor e os colaboradores apenas são impactados pela campanha), mas ela terá muito mais sucesso se, além disso, houverem multiplicadores e influenciadores na rede.  

Nesse sentido a empresa pode publicar as peças da campanha dentro da RSC com um perfil oficial mas a propagação e o desdobramento da campanha podem ser feitos de forma mais leve, por meio de posts em grupos feitos pelos pelos embaixadores da campanha (pessoas que vivenciam o que a campanha está divulgando) , ou os multiplicadores da empresa (pessoas muito ativas e que gostam de compartilhar informações com os outros colaboradores).

Invista no chat

Redes Sociais Corporativas costumam contemplar a função de chat, um canal menos utilizado para campanhas de endomarketing, mas não menos eficiente. Ele  pode ser muito interessante na campanha se forem criados usuários padrão, por onde é possível enviar mensagens personalizadas ou as pessoas podem responder para interagir com a campanha. 

Mensure e acompanhe

A maior vantagem de uma Rede Social Corporativa quando falamos  à respeito de Comunicação Interna ou campanhas de endomarketing é a possibilidade de uma medição em tempo real de interações, reações, visualizações e do engajamento do público interno com o conteúdo divulgado. E isso é uma vantagem pois fica mais fácil perceber se a sua campanha está sendo bem aceita, ou não.

Mensurando sua campanha de endormarketing dentro da RSC é possível é possível fazer uma análise e alterar alguns aspectos, se a campanha não estiver tendo o engajamento esperado, como por exemplo o horário das publicações, a linguagem, o público etc. Além disso, a ferramenta também oferece dados mais robustos após a campanha para saber se ela foi realmente bem sucedida, sendo possível coletar insights para as próximas campanhas e comunicações da empresa.

Dicas extras para o endomarketing dar certo

Não se esqueça do mundo offline…

As ações na Rede Social Corporativa podem e devem ser apoiadas por ações offline  e em outros canais. Você pode utilizar reuniões de alinhamento, fóruns ou momentos de descontração como happy-hours, almoços ou cafés para divulgar e “ativar” a campanha, ou como atitudes de uma campanha de guerrilha.

Essas ações ainda podem contar com lembranças aos participantes ou algum brinde. O brinde se torna ainda mais legal se for algo que o colaborador irá utilizar no dia a dia, mantendo sempre a lembrança do que foi divulgado.

… e do papel das lideranças

Além disso, o papel das lideranças nas campanhas de endomarketing e a sua participação e interação dentro da RSC farão toda a diferença no resultado das ações. A participação da alta liderança nas iniciativas de endomarketing e da média liderança no cascateamento e multiplicação da campanha dentro da Rede Social Corporativa são o que trazem credibilidade ao discurso divulgado e também ao canal.

Você pode ter um desafio inicial para engajar esse público, porém logo num primeiro momento perceberá que por meio da Rede Social Corporativa é mais fácil estimular a sua participação nas ações de endomarketing, isso porque a ferramenta cria um ambiente mais propício e favorável à uma maior abertura das lideranças com os demais colaboradores, além de ser uma ferramenta que oferece versões mobile, para celulares Android ou IOS – o que tem uma maior aceitação por parte da liderança, que pode participar das ações de onde estiver.

Endomarketing com SocialBase: como planejar, executar e mensurar suas ações

Moderno e customizável, o SocialBase é uma Rede Social Corporativa que disponibiliza em seu ambiente segurança e flexibilidade, proporcionando uma experiência de comunicação horizontal com possibilidade de aplicação de vários formatos de endomarketing.

Por meio de uma RSC como o SocialBase é possível executar estratégias de endomarketing para alinhar colaboradores à cultura, valores e políticas da empresa, tornando-os mais engajados, por exemplos. Sendo estes pontos essenciais do marketing. Ou seja, cria-se advogados da marca e não apenas funcionários. A marca ganha em força de dentro para fora e, além disso, processos de trabalho são fortalecidos.

A SocialBase oferece uma solução a estes problemas e também é uma ferramenta para se trabalhar o endomarketing. Cada funcionalidade possui um propósito e pode ser usada para maximizar a comunicação da empresa.

#1 Planejamento

Para que as ações de endomarketing funcionem, fazendo a aproximação dos funcionários com a organização, elas precisam ser cuidadosamente planejadas. Para iniciar esse planejamento, o SocialBase pode ser utilizado para colher informações importantes, por meio da realização de pesquisas de clima interno utilizando a funcionalidade “enquetes”, com o objetivo de conhecer melhor o público de colaboradores da organização para criar ações mais assertivas.

Esta etapa de conhecimento é importante para que as ações pensadas não parecerem dispersas ou falsas. Por isso, ter clara a cultura organizacional da empresa – os conceitos de missão, visão, e valores, onde as ações de endomarketing serão baseadas – e qual a visão dos colaboradores sobre ela, são aspectos fundamentais.

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Depois de realizar esse mapeamento e colher informações, a parte mais importante é definir objetivos para as ações de endomarketing. Não sabe como fazer isso? Vá até ao tópico #2 😉

No início do trabalho de endomarketing com SocialBase, um grupo também pode ser criado reunindo pessoas de diversas áreas para formar um comitê, que irá pensar, operacionalizar e executar as ações de endomarketing. Neste grupo devem estar todas as informações e arquivos referentes aos trabalho, os membros podem trocar ideias e também dividir o resultado das ações. Além disso, o grupo deve definir no planejamento um calendário para essas ações, que também deve estar disponível para que todos estejam alinhados quanto ao que será realizado.

#2 Ações

Depois de estruturar o planejamento, é hora de pensar em ações para fazer endomarketing com o Socialbase. Aí a criatividade não precisa ter limites! (Apenas lembre-se: tudo deve refletir a cultura e os valores da empresa)

As ações de endomarketing podem estar ligadas à diversos objetivos, que devem ser definidos no planejamento. Elas podem visar, por exemplo:

Conhecer e fortalecer a cultura organizacional

Para trabalhar uma campanha de disseminação e consolidação da missão, visão e valores da empresa no SocialBase, você pode fazer uso dos murais de comunicado para que todos vejam a postagem; das hashtags para indexar os assuntos na busca mais facilmente (além de deixar o post com uma cara mais “cool”); e abusar das publicações multimídia, com textos, vídeos e imagens, para chamar mais a atenção dos colaboradores.  

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Posts da campanha de cultura que fizemos aqui na SB

Promover interação

Para melhorar o relacionamento entre times e fazer com que as pessoas se conheçam e interajam, as campanhas de endomarketing no SocialBase podem acontecer dentro de grupos específicos com os setores, ou através do feed para atingir o maior número de pessoas na empresa. Neste quesito, datas comemorativas podem ajudar a criar uma situação para que as pessoas participem. Aqui na SocialBase realizamos uma ação de dia das crianças, onde cada baser enviava a sua foto e os demais tentavam acertar. A empresa toda engajou e participou.

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Post da campanha de dia das crianças que rolou na plataforma

Motivar os funcionários

O endomarketing também pode ser feito trabalhando o reconhecimento. Nada melhor do que isso para incentivar a motivação, não é mesmo?
Dentro do SocialBase podem ser criadas campanhas de reconhecimento, incentivando a publicação de elogios entre equipes e colaboradores e também de clientes. Saber o quanto seu trabalho é importante incentiva um funcionário a fazê-lo cada vez melhor, e o SocialBase é a melhor maneira de trazer isso à público, por meio do feed.  

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Alessandra compartilhando com a gente elogios recebidos! #wowteam

Melhorar o ambiente e o clima no trabalho

Ações de endomarketing servem para que os colaboradores sintam-se orgulhosos de fazer parte da empresa onde trabalham, por isso eles precisam gostar dela e ter um ambiente e um clima de trabalho agradáveis pode ajudar muito nisso. O SocialBase é uma parte do ambiente de trabalho digital da sua empresa, e por isso você pode personalizá-lo e deixá-lo mais amigável para os colaboradores nas ações de endomarketing. Neste ponto datas comemorativas os que tenham ligação com o ramo da empresa também podem ser gatilho para ações. Aqui na SB, por exemplo, aproveitamos o clima de natal para dar uma nova roupagem para nossa plataforma.

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Plataforma em clima de natal!

#3 Mensuração e resultados no SocialBase

Durante a execução do seu plano de endomarketing com SocialBase, podemos dizer que mensurar e acompanhar o resultado das ações é um dos quesitos mais importantes. Apesar da falácia de que é difícil mensurar comunicação, endomarketing ou coisas subjetivas, com o SocialBase essa parte é muito mais simples, então, não se preocupe.

Enquanto você planeja e realiza ações neste canal de comunicação, ele “guarda” para você números que irão dizer o quão efetivas estão sendo suas campanhas e vão indicar quais estratégias seguir, o que teve sucesso e o que precisa melhorar.

A mensuração de campanhas no SocialBase acontece no painel do administrador que vê o engajamento de todos os colaboradores, os usuários mais ativos e os membros com mais posts e comentários; Ele também pode acompanhar a atividade de grupos, sabendo quais grupos têm mais posts, mais pessoas e mais atividade; além de ver os assuntos mais populares, os posts com mais interações, e as hashtags mais populares filtrando todos estes dados nos últimos 30 dias, 3 meses, 6 meses e último ano.

Para saber mais sobre mensuração em Redes Sociais Corporativas baixe o nosso Kit de Indicadores e Métricas aqui!

#Bônus

Este não é necessariamente um passo para aplicar o endomarketing, mas uma vantagem de utilizar o SocialBase: para todo tipo de ações de endomarketing, além da ferramenta, temos à disposição um time de especialistas em Customer Successes na área. Eles irão acompanhar e auxiliar você durante as três etapas mencionada acima, dando ideias e insights para que você tenha ainda mais êxito nas campanhas.

Utilizando o SocialBase, seguindo os três passos (planejamento, execução de ações e mensuração) e com o toque da nossa equipe de especialistas, suas ações de endomarketing serão sucesso na sua organização.

[Review] Como aplicar o endomarketing às funcionalidades de uma Rede Social Corporativa?

  • Grupos
    Dentro do SocialBase é possível criar grupos específicos a cada área, centralizando assim as informações e campanhas importantes para o setor. Criando um canal mais estreito entre os colaboradores, líderes e a empresa.Nos grupos, os colaboradores também podem postar seus trabalhos realizados, dando uma visão mais ampla aos processos da empresa.
  • Comunicados
    Os comunicados são top-down, ou seja, é a empresa conversando com os seus colaboradores. Neles é possível atingir a todos, ou um grupo específico de funcionários.Assim fica mais fácil criar campanhas, dar avisos e encontrar soluções em conjunto. Além disso, é o canal ideal para criar diálogos e pedir feedbacks aos seus colaboradores. Com isso, a cultura da empresa fica mais forte quando se abre um espaço de discussão, ou quando se atribui ao colaborador o poder de ajudar na tomada das decisões.
  • Banners
    Dentro da plataforma também é possível a inserção de banners no topo superior. Nestes banners é possível inserir mensagens que façam parte da comunicação da empresa, ou fazer a divulgação de campanhas internas.
  • Linha do tempo
    Acompanhe o que os colaboradores estão comentando ou gostando dentro da empresa, faça análises de comportamento e campanhas para seu público interno.É possível também compartilhar links, novidades da empresa, divulgar palestras e eventos interessantes aos colaboradores, postar fotos de eventos que já aconteceram e ter uma proximidade maior com seus colaboradores.
  • Chat
    Converse com pessoas em tempo real, agilizando os processos de comunicação entre os colaboradores. Com o chat os líderes ou diretores da empresa ficam mais próximos de seus colaboradores, podendo esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimento.Estas ferramentas estão presentes dentro da SocialBase, e auxiliam na comunicação interna e nas campanhas de endomarketing de cada empresa. É interessante salientar também, que a plataforma possui suporte técnico e um setor específico de Customer Success, para auxiliar na estratégia, criar campanhas e enfim, atingir o sucesso esperado.

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Thaís

Thaís Moura

Publicitária, Customer Success, apaixonada pelo mundo da internet e por pessoas. No momento, desvendando o País das Maravilhas com minha pequena Alice ♡