Endomarketing no setor de saúde: pesquisa aponta desafios e necessidades da área

Uma pesquisa publicada pelo BioMed Central, uma das maiores agências de publicações científicas do mundo, divulgou resultados bastante interessantes sobre a utilização do endomarketing no setor da saúde. A pesquisa foi aplicada em 2009, em Taiwan, e teve como base 114 respostas de enfermeiros e enfermeiras. Veja a seguir alguns dos principais resultados dessa pesquisa e como utilizar o endomarketing para tornar o trabalho no setor da saúde muito mais atrativo.

– Aposte no capital intelectual dos colaboradores
Os pesquisadores perceberam que o capital intelectual em estabelecimentos de saúde está se tornando mais importante. É fundamental que os médicos e enfermeiros estejam cada vez mais atualizados e busquem novos conhecimentos para melhorar suas habilidades técnicas e para que possam oferecer um excelente serviço aos pacientes. Cabe ao gestor do hospital, ou clínica, estimular esse tipo de práticas e criar um ambiente propício para isso.

Podem-se criar grupos de estudos, oferecer palestras e até mesmo financiar capacitações para os funcionários. Caso o curso tenha um valor mais elevado e não seja possível que todos os colaboradores participem, é importante que, após a realização, o conhecimento seja compartilhado por todos da equipe.

– Crie uma organização de aprendizagem
Numa organização de aprendizagem, a troca de conhecimento é constante. A busca pela excelência e por algo novo permeia a sua cultura. Em estabelecimentos da área da saúde é importante criar esse tipo de estrutura para estreitar os vínculos com os colaboradores, tornando esses laços mais duradouros. Com isso, as pessoas se sentem valorizadas e se engajam no local de trabalho. Nesse caso, o endomarketing é utilizado para promover o comprometimento dos funcionários com a organização e estimular a criação dessa organização de aprendizagem.

Hospitais, clínicas e outros tipos de serviços relacionados à área da saúde devem ser tratados de forma profissional, como qualquer empresa. É importante que os gestores estejam atentos às novas tendências de seu ramo de atuação e incentivem os colaboradores à também se manterem atualizados. Uma boa prática é a criação de um ambiente no qual a inovação e a busca por novos conhecimentos faz parte da rotina dos colaboradores. Uma organização de aprendizagem pode gerar um aumento do comprometimento dos funcionários com o grupo e estreitar os vínculos deles com a empresa.

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Crédito de imagem: Photl/CC

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