Como medir e melhorar o engajamento em rede social corporativa

Não existe uma forma definitiva para medir o engajamento em rede social corporativa (RSC). É importante que o gestor saiba que o cálculo depende muito das características da empresa e da equipe. Para ajudá-lo, separamos três indicadores retirados do nosso material educativo sobre métricas para redes sociais corporativas. Essas dicas pode ser usadas como referências de monitoramento após a implantação de uma plataforma social na sua empresa.

1. Taxa de engajamento
O engajamento pode ser medido de diversas formas dentro de uma rede social corporativa. Sugerimos começar pela mais simples, que considera o engajamento como a visita diária do usuário ao sistema. Nesse modelo, o indicador consiste na divisão da quantidade de usuários que entraram na RSC pelo total de perfis cadastrados. Depois disso, sugerimos que se agreguem conceitos como a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Se sua taxa de engajamento estiver baixa, pode ser a hora de repensar as estratégias digitais. O conteúdo talvez não seja relevante para os usuários e adequado às expectativas da rede. Considere também a possibilidade de algum problema técnico na ferramenta estar afetando a taxa negativamente, por exemplo.

2. Densidade de usuários
A densidade mede o nível de conectividade que a ferramenta proporciona aos usuários. Calcula-se a taxa dividindo a quantidade de relacionamentos existentes (número de conexões existentes entre pessoas da rede) pelo total de relacionamentos possíveis, igual a N * (N-1), onde N é a quantidade de usuários. Se essa taxa está pequena, talvez seja a hora de diversificar o conteúdo das publicações ou postar informações exclusivas ou em primeira mão para quem usa a rede. Com informação de qualidade, mais pessoas vão usar a ferramenta e mais conexões entre colaboradores irão surgir.

3.Colaboradores aderentes
Guarde bem o nome desse indicador. Ele mede o percentual de funcionários da sua empresa que usam a ferramenta e por isso é um  dos  mais importantes para uma rede social corporativa. É comum uma taxa alta no início, mas recomendamos trabalhar internamente para que esse número não caia. Se a quantidade de usuários não aumentar ou cair, vale a pena investir em ações de incentivo ao uso do sistema. Não adianta forçar. Redes sociais têm a característica de funcionarem bem quando os usuários têm acesso a atualizações frequentes e entendem os benefícios que a ferramenta proporciona ao dia-a-dia.

Tem dicas para melhorar o engajamento em rede social corporativa ou ficou com alguma dúvida sobre as métricas? Escreva pra gente no campo de comentários.

Se você usa o SocialBase e quer saber o valor da densidade de usuários, entre em contato conosco. Podemos fazer um cálculo mais aprofundado e ajudá-lo indicando estratégias específicas para a sua rede.

Crédito de imagem: Dell’s Official Flickr Page/CC

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