Engajamento gera produtividade

Uma pesquisa recente da Aon Hewitt apontou que empresas que possuem alto nível de engajamento entre seus funcionários são 78% mais produtivas e 48% mais rentáveis. O estudo envolveu 400 mil profissionais de 258 organizações e indicou ainda que um colaborador desengajado pode custar U$10 mil no lucro anual da empresa, em média. Ainda assim, de acordo com a revista The Economist, quatro em cada 10 colaboradores no mundo não estão engajados.

Engajar os funcionários é, então, um desafio comum a empresas de diferentes setores e tamanhos. Gestores contam atualmente com algumas ferramentas para transpor essa dificuldade, mas as soluções que mais atraem pela eficiência são aquelas com foco no relacionamento interpessoal, sem gasto de recurso financeiro.

Nesse processo, a falta de uma liderança efetiva pode figurar como um obstáculo. Esse profissional deve estar alinhado com os níveis da organização, mas também é necessário que a cultura da organização seja favorável. A falta de conhecimento sobre visão, missão, valores, propósitos, objetivos e metas da empresa também é um dos fatores que prejudicam o engajamento.

Como engajar os colaboradores

Engajar os colaboradores significa fazer com que os propósitos pessoais estejam associados aos valores, princípios e missão da empresa, numa relação onde a transparência é essencial. Há várias dicas que podem auxiliar líderes e gestores no engajamento de funcionários, entre eles, pode-se destacar:

  • Conhecer as características individuais de cada membro da equipe, evitando uma relação fria a distante;
  • Elogiar trabalhos positivos ao invés de apenas apontar e criticar erros. Dar feedbacks construtivos;
  • Conquistar confiança e inspirar comprometimento;
  • Promover encontros para compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e destacar ações positivas.

Planejamento de Endomarketing

consiste no uso de estratégias de marketing tradicional voltadas para os públicos mais próximos da sua organização, melhorando o ambiente de trabalho e integrando mais os funcionários. Por exemplo: uma ação que mostre as equipes com melhores resultados dentro da sua instituição está dentro do endomarketing.

O endomarketing usa a persuasão e o convencimento do colaborador para engajá-lo: usa-se uma campanha para mostrar a ele como é importante agir de certa forma ou adotar uma prática específica. A estratégia de endomarketing tem relação direta com os colaboradores. Por isso, qualquer ação neste sentido deve ser muito bem planejada.

Preparamos um eBook onde mostramos como montar um plano de endomarketing em sete passos fundamentais. Se você segui-los, pode obter melhores resultados e chegar à integração que sua empresa tanto busca.

7 passos para criar um plano de endomarketing

SocialBase

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