Por que engajar colaboradores gera melhores resultados

A falta de engajamento é um problema citado com recorrência por empresas. Mas, o que significa realmente engajar colaboradores? E qual o real impacto da falta de engajamento para uma organização? Pensando nestas – e em outras questões relacionadas – conversamos com o especialista em Comunicação Interna e Endomarketing, Daniel Costa, em mais uma edição do ComCast!

Daniel Costa, trabalha há 15 anos com Endomarketing e Comunicação Corporativa, tendo atuado como consultor em empresas de 18 estados do país e publicado dois livros na área, “Não existe gestão sem comunicação” e “Endomarketing Inteligente”. Na entrevista, ele conta como ajudou essas empresas em seus projetos de comunicação corporativa e na capacitação de líderes comunicadores.

Aperte o play e aprenda o segredo para engajar colaboradores:

Conversamos com Daniel sobre:

  • O que significa engajamento?

– Engajamento se expressa a partir de atitudes diferentes que excedem aquilo que se espera dele.
– É aquele colaborador que tem o propósito da empresa no coração e a estratégia na cabeça.

  • Qual a real diferença entre motivação e engajamento e como cada um funciona na prática?

– Motivação está associada ao passado
– Engajamento é futuro é algo que te leva a ação
– Engajamento é querer fazer bem aquilo que se é começado
– Estratégias e metas são fatores que engajam

  • Como você enxerga o papel da liderança nessa tarefa?

– 25% da força de trabalho das empresas não são engajadas
– Colaboradores engajados acreditam que seu trabalho impacte do resultado final da empresa
– A liderança representa a empresa próxima ao colaborador
– O líder representa um papel comunicador dentro da organização

  • Como você acredita que a comunicação interna impactam o engajamento dos colaboradores e consequentemente nos resultados de uma organização?

– Levando informações importantes, para dar a oportunidade do colaborador demonstrar engajamento
– Constrói o relacionamento entre empresa e colaborador

  • Como mensurar o engajamento dos colaboradores de uma empresa?

– Avaliar as atitudes das pessoas perante os desafios
– Entender como os colaboradores acreditam que o trabalho contribui com as estratégia da empresa
– As metodologias comprovam aquilo que a sensibilidade diz

  • No último episódio do ComCast falamos com Márcio, CEO da Elektro, que nos mostrou como a comunicação interna impactou no engajamento de seus colaboradores e atualmente eles são a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, você acredita que a comunicação interna tenha impacto direto nisso? Por que?

– 48 Diagnósticos em comunicação corporativa
– Credibilidade da informação, simetria da informação e retenção de informação
– Apenas 54% da comunicação interna é efetiva em empresas
– As 5 empresas com ECI mais altos são as empresas mais rentáveis.
– Rentabilidade está diretamente ligada a efetividade da comunicação
– As empresas ganham mais porque elas perdem menos
– Otimiza processos e minimiza perdas

 

Daniel já escreveu para a Revista Cultura Colaborativa sobre endomarketing. Leia seu artigo:

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Cassiane

Cassiane Vilvert

Jornalista, editora do Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase. Curiosa, apaixonada por fotografia e viagens.