Como engajar equipes usando uma Rede Social Corporativa

O maior desafio de um líder é guiar sua equipe desenvolvendo estratégias para estabelecer um link direto entre os objetivos individuais dos colaboradores e os objetivos do negócio. Nessa dinâmica, um ponto fundamental é garantir o alinhamento e o engajamento do time por meio de uma boa comunicação, para que cada colaborador entenda como seu trabalho individual contribui diretamente para o todo e esteja motivado a fazê-lo.  Neste texto vamos mostrar como é possível criar esse alinhamento e promover  o engajar equipes usando uma Rede Social Corporativa (RSC) como canal de Comunicação Interna.

 

Por que Comunicação é essencial para engajar equipes?

Você pode tentar engajar colaboradores de duas maneiras: impondo o ponto de vista e usando poder hierárquico da organização ou dialogando com as equipes e utilizando poder de convencimento.

 

A primeira alternativa tende a ser a mais comum em parte das empresas – principalmente as mais tradicionais –  mas a imposição constrói um engajamento frágil, pois este se dá pelo medo e indica uma cultura onde autonomia, confiança e até mesmo transparência não são valorizadas. Portanto, não é o meio ideal.

 

Por outro lado, utilizar o convencimento para fazer com que as equipes acreditem e “comprem a ideia” ou “vistam a camisa” da organização tem o poder de engajar os colaboradores de maneira muito mais genuína – e por isso a Comunicação é essencial para engajar equipes. Você só vai convencer as equipes, promover alinhamento e engajamento para gerar melhores resultados quando se comunicar com os colaboradores.

 

Estudos apontam que equipes com maior autonomia e que tem conhecimento claro da missão e objetivos do negócio são mais felizes e mais produtivas, segundo Laszlo Bock autor do livro Um Novo Jeito de Trabalhar. Bock é responsável por todas as operações ligadas a pessoas no Google há mais de 10 anos e cita em seu livro um estudo conduzido por Richard Locke, do MIT. Além disso, também é possível afirmar que essas equipes consequentemente serão mais alinhadas e engajadas com a organização. 

 

 

É claro que, quanto maior a empresa e as equipes, mais complexa e desafiadora é a tarefa de promover engajamento e alinhamento entre todos – e a discussão sobre autonomia pode ficar até fora de questão. Mas é possível operar transformações nesses quesitos dentro de organizações por meio de uma Comunicação Interna eficiente, que conte com o suporte e participação das lideranças e aconteça com canais estruturados.

 

Como engajar equipes usando uma Rede Social Corporativa como canal de Comunicação Interna

Se você já tem consciência da importância da Comunicação Interna para gerar engajamento e alinhamento entre equipes, deve estar se perguntando agora quais as razões para utilizar uma RSC e como ela mostrará os resultados reais do trabalho realizado.

 

Antes de tudo, tenha em mente que somente a ferramenta não resolverá os problemas de Comunicação e baixo engajamento da sua empresa. Ela irá facilitar o trabalho para mudar esse cenário – isso porque tem vantagens técnicas quando comparada à outros canais tradicionais de comunicação como por exemplo: layout mais interessante, possibilidade de segmentação, mensuração, criação de grupos, enquetes, etc… – mas precisará de objetivos e estratégias bem definidas para funcionar.

 

Nesse sentido, a SocialBase oferece o serviço de Sucesso do Cliente como diferencial e uma metodologia de comunicação exclusiva, colocando especialistas à disposição dos responsáveis pela Comunicação dentro das empresas para ajudar a construir as estratégias mais eficientes e adequadas ao perfil de cada organização.

 

Conheça a Rede Social Corporativa SocialBase

 

Com a estratégia de Comunicação definida, dentro da RSC será possível executar ações e campanhas, desenvolvendo o endomarketing para promover um maior engajamento e alinhamento das equipes.  Por meio da ferramenta, a empresa e os líderes irão contextualizar e informar os colaboradores, mantê-los motivados, reconhecê-los, e estimular a produtividade da equipe, num ambiente de fácil acessibilidade e dedicado para a empresa – sem perder o foco na execução do trabalho utilizando ferramentas informais e desconexas para falar com os colaboradores.

 

Abaixo estão reunidas quatro dicas práticas para engajar equipes utilizando uma Rede Social Corporativa como canal de Comunicação Interna. Você pode executá-las dentro do seu planejamento de Comunicação Interna ou, se não tiver um, planejá-las separadamente.

 

4 dicas para engajar equipes usando Redes Sociais Corporativas para a Comunicação

#1 Compartilhe decisões e orientações de uma forma colaborativa

É muito importante que todos do time estejam a par das decisões tomadas que possam impactar na estratégia e em suas atividades. É comum que existam interdependências entre times, pessoas e atividades, mas nem sempre o impacto de certas decisões são evidentes à primeira vista.

 

Quando seu time usa a Rede Social Corporativa como um canal para compartilhar atas de reuniões, comunicados gerais, informações sobre a estratégia da empresa, por exemplo, há a oportunidade de todos refletirem sobre o impacto das decisões em seus trabalhos e estarem mais alinhados sobre os rumos que a empresa está tomando, bem como qual é o seu papel neste caminho. Isso gera uma maior sensação de pertencimento e aumenta o engajamento dos colaboradores.

 

Dentro da RSC é possível utilizar a funcionalidade de grupos para compartilhar informações dentro da própria área e de comunicados para que a equipe divulgue para a empresa as informações que precisa.  Além disso, as funções de contador de visualizações, curtir, comentar e compartilhar dão uma maior interatividade que pode ser controlada ou moderada pelos líderes e quem faz a Comunicação Interna da empresa. 

 

2# Reconheça boas iniciativas e estimule a proatividade

No decorrer dos dias agitados é comum darmos mais foco aos problemas e por vezes esquecemos de reconhecer as conquistas. Uma Rede Social Corporativa é poderosa para conectar seu time e dar visibilidade das diferentes iniciativas positivas e aprendizados. É legal fazer um post explicando de forma resumida a conquista e mencionar as pessoas envolvidas. Esta é uma boa forma de estimular a proatividade e o desenvolvimento de seu time.

 

Dentro da RSC é possível criar também um programa de valorização e reconhecimento que periodicamente publica os colaboradores e times que se destacaram dentro da organização. Essa iniciativa relativamente simples pode aumentar exponencialmente os níveis de engajamento dentro da sua empresa porque as pessoas reconhecidas ficaram ainda mais motivadas e os demais colaboradores irão se motivar em também aparecer nestas posições.

 

3# Incentive as lideranças a compartilhar conhecimento para estimular a inovação

Líderes costumam consumir grande quantidade de artigos e materiais estratégicos relacionados ao negócio. Postar essas referências para seu time (artigos, livros, documentos, etc) além de estimular o aprofundamento de todos sobre o negócio, tende a promover a troca de opiniões e crescimento mútuo. Além de aproximar ainda mais as lideranças das equipes.

 

Quando as equipes detém um conhecimento mais profundo sobre os problemas a serem resolvidos é mais provável brotarem soluções inovadoras. Além disso, quando a sua empresa compartilha conhecimento além de apenas informações por meio da Comunicação Interna os colaboradores têm maiores chances de colaborar para melhores resultados.

 

Algumas dicas interessantes dentro da Rede Social Corporativa sobre este ponto são:

  • Organizar com os líderes postagens periódicas (1 vez na semana, quinzenalmente, mensalmente);
  • Estimular o uso de @menções em posts específicos (pois segundo estudos recentes feitos pela SocialBase na RSC que desenvolve, colaboradores tendem a interagir mais quando são mencionadas, o que indiretamente é um reconhecimento de que a liderança está ciente sobre seus interesses e habilidades);
  • Fazer com que a alta liderança também publique ativamente, por meio da funcionalidade de comunicados ou seus próprios perfis.

 

4# Divulgue métricas e indicadores de forma simples e interessante
Relatórios costumam ser detalhados e tendem a despertar pouco interesse dos colaboradores no geral – a não ser daqueles que o fazem. Nesse sentido uma RSC pode ser um bom espaço de compartilhamento onde os colaboradores podem compartilhar e terem este trabalho reconhecido.

 

 

Além disso, divulgar dados, métricas e indicadores dentro da RSC podem ajudar a manter o alinhamento entre todas as equipes. E quanto mais positivos estes forem, mais motivados e engajados os colaboradores tendem a estar.

 

Líderes também podem filtrar dados mais relevantes e o conteúdo essencial que suas equipes devem saber e cascatear essas informações por meio de um post com recursos visuais que a RSC oferece, como imagens, gráficos, ou vídeos, facilitando a compreensão e estimulando a interação de todos.

 

Dica extra: por meio de uma Rede Social Corporativa as lideranças podem ser mais inspiradoras para a equipe e a alta gestão mais transparente e aberta. Além disso, a ferramenta possibilita que a Comunicação evolua para um nível mais colaborativo – onde fica mais fácil manter os colaboradores realmente engajados. Nesse sentido sua empresa perceberá o resultado trabalho da Comunicação Interna ao analisar dados da RSC ou fazendo pesquisas de satisfação com as equipes. 

 

Como saber se é hora de de aderir à uma Rede Social Corporativa para a Comunicação?

Até aqui você acompanhou como trabalhar a Comunicação Interna dentro de uma Rede Social Corporativa para aumentar o engajamento e o alinhamento das equipes na empresa – e com certeza percebeu que a ferramenta pode surpreender.

 

Porém para saber se sua organização está pronta para aderir à essa ferramenta, você pode optar por realizar uma pesquisa interna com a gestão e os colaboradores, ou fazer um diagnóstico de Comunicação Interna em menos de 5 minutos clicando aqui.

 

Jorge

Jorge Gomes

CPO do SocialBase. Designer de formação com pós-graduação em experiência do usuário, atuo no desenvolvimento de produtos há 10 anos. Sou apaixonado por explorar oportunidades, desde a concepção até se tornarem produtos de verdade. Isso exige uma compreensão profunda do problema, do usuário e do negócio, com base na análise de métricas e muita (!) conversa com pessoas.

  • Adriana Machado

    Corrigir o título: Como saber se é horas de de aderir à uma Rede Social Corporativa para a Comunicação? correto: Como saber se é hora de aderir à uma Rede Social Corporativa para a Comunicação?