Glossário

Glossário com os termos mais comuns abordados pelo Cultura Colaborativa

 

Comunicação

 Endomarketing: é a adaptação de elementos de marketing tradicional, utilizados no meio externo, para o ambiente interno das corporações. Leia mais.

 Comunicação Interna: é o conjunto de dispositivos de informação e comunicação voltados a disseminação e organização da informação em um ambiente interno. Leia mais.

 Comunicação Empresarial ou Comunicação Corporativa: é uma atividade estratégica às  empresas que engloba a supervisão da assessoria de imprensa, planejamento, implementação e condução das ações de comunicação interna.

 

Recursos Humanos

Gestão de pessoas: O conceito de gestão de pessoas ou a administração de recursos humanos está relacionado à associação de habilidade e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas a fim de administrar comportamentos internos e potencializar o desenvolvimento humano nas organizações.

 Clima Organizaciomal: conjunto de propriedades mensuráveis que influenciam o humor no ambiente de trabalho, direta ou indiretamente.

 Onboarding: processo que mescla os tradicionais programas de orientação de novos funcionários à técnicas de socialização.

 

Ferramentas

 Plataforma de Comunicação Interna: São plataformas online voltadas à produtividade; comunicação interna; gerência de tarefas e dados de uma organização. Saiba mais sobre o produto

 TV Corporativa:  É um sistema online que serve de apoio a outras ferramentas de comunicação, onde circulam mensagens a funcionários, clientes e parceiros

 Mural: Sistema analógico de divulgação de ações corporativas para colaboradores, clientes e parceiros.

 Jornal Corporativo: Funciona como um jornal tradicional, porém voltado apenas para o público interno, com o intuito de atualizar os colaboradores sobre os assuntos da empresa.

 Saiba mais sobre estas ferramentas

 

Negócios

 SaaS – Software como serviço (Software as a Service)

O modelo está relacionado a contratação de um software para sanar determinada necessidade da empresa (Rede Social Corporativa; Intranet; email; CRM; etc), sem que haja a necessidade de adquirir hardwares, licenças de softwares ou mesmo instalar aplicativos, basta acessar o serviço por meio do endereço na web. Nesse modelo, o cliente paga o serviço e não o produto.

 Social Business: Segundo o economista e Nobel da Paz criador do Social Business, Muhammad Yunus, um negócio social é uma empresa sem dividendos, projetada a atingir um objetivo social dentro de sua área de atuação. Diferentemente de um negócio tradicional, uma empresa social não visa o lucro como fato motivador, mas sim os impactos socioambientais causados por ela onde está inserida. Todo o lucro gerado pela empresa é revertido para ampliar o alcance de suas ações, a melhoria do produto ou serviço que vise o benefício de todos.

 ROI:  ROI do inglês Return on investment – retorno sobre investimento – mensura quanto de retorno se obteve após uma operação. Para calculá-lo, divide-se a receita gerada pelo valor empregado em um determinado investimento.

 Customer Success (CS): é uma atividade que busca acompanhar o andamento do serviço prestado a um determinado cliente, prevendo com antecedência algumas “dores”, ou seja, não espera-se o cliente apontar um problema ou necessidade o CS antecipa-se a ele possibilitando ao cliente tirar o melhor proveito possível do produto adquirido. Entenda mais sobre CS.

 Customer Support: é a junção de serviços voltados ao consumidor, para auxiliá-lo em questões de tomada de custo (redução de gastos desnecessários) e na implementação correta das funcionalidades do produto.

 Nos serviços derivados do suporte tradicional, encontramos a assistências no planejamento, treinamento, implantação, solução de problemas, manutenção. No caso de serviços tecnológicos podemos denominar suporte técnico.

 

Outros termos

 Gestão do Conhecimento: é um processo que visa criar novos conhecimentos, continuamente, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas, bem como em práticas e atitudes. Conheça mais.

 Empreendedorismo: está relacionado a prática de agregar valor e saber identificar oportunidades (técnicas; cientificas ou empresariais) a fim de transformá-las em um projeto de sucesso. Leia mais.

 Inovação: está relacionada em encontrar soluções para problemas de maneira criativa e possibilitar a partir disso economia; um novo produto; sustentabilidade, etc. Leia mais.

Engajamento: está relacionado ao quanto seus funcionários estão conectados com seu trabalho e com a organização a qual atuam. Em outra palavras o engajamento está ligado à motivação e disciplina.

 Inteligência Competitiva: ferramenta gerencial que permite o acesso ao processo de coleta, análise e disseminação de informação, e de sua transformação em conhecimento estratégico, para o apoio à tomada de decisão e o alcance de uma vantagem competitiva. Leia mais.

 

Metodologias e práticas

 Manifesto Ágil: declaração de princípios fundamentais para o desenvolvimento de softwares e aplicado em outras áreas de atuação. Conheça mais sobre o manifesto. [será que mantemos esse mesmo?]

 Metodologia Ágil: forma de trabalho, que se iniciou em times de desenvolvimento e hoje se ampliou, onde é priorizada entrega de software (ou produto) de valor, funcionando,  pelo ponto de vista do cliente final.

 Gamification: é o uso de elementos de jogos fora de seu contexto, para direcionar ou motivar o comportamento das pessoas.

 

Tecnologia

 Cloud Computing: Oficialmente Cloud Computing é um modelo para permitir acesso sob-demanda de forma onipresente e conveniente via rede a um “pool” compartilhado de recursos computacionais configuráveis (ex: redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e lançados com o mínimo esforço de gestão ou integração com o provedor de serviço. – NIST.

Entende-se por Cloud Computing a evolução conjunta de infra-estrutura (rede e hardware) e sistemas computacionais em uma “única” central, de forma “virtual”. Ou seja, sem a necessidade de reservas de espaços para servidores e data centers em empresas.

Active Directory: serviço de diretório que armazena informações em rede e disponibiliza essas informações a usuários e administradores dessa mesma rede. Leia mais.