É possível usar indicadores de endomarketing dentro de uma empresa?

O endomarketing é um processo que dever ser estruturado ainda no planejamento estratégico empresarial e que precisa, necessariamente, estar alinhado a ele. Ele busca a melhoria da comunicação, e com isso, o aumento de produtividade nas empresas. O endomarketing também atua potencializando as relações de trabalho para reduzir o gap entre desempenho esperado e desempenho real. Já abordamos a importância de medir resultados aqui no blog, mas dessa vez, vamos falar sobre uma das formas de criar indicadores de endormarketing.

Não há consenso sobre a melhor e nem existe uma regra igual para todas as empresas, já que o planejamento e definição dos indicadores precisam estar de acordo com valores, missão, visão e planejamento estratégico da organização. Para José Geraldo Dias, autor do livro “Endomarketing: um instrumento estratégico na busca da melhoria da competitividade empresarial”, quando a empresa adota indicadores de desempenho de endomarketing, ela dá um grande passo para a busca da excelência empresarial.

Para criar indicadores, os gestores de pessoas precisam primeiro entender quais as respostas querem para então medir os resultados. Em outras palavras, é preciso primeiro pensar nos indicadores mais relevantes, para só então, elaborar o que chamamos de pesquisa de clima organizacional. Ao estabelecer essas medidas, o gestor deve estar atento para não criar conflitos com objetivos da empresa ou do planejamento.

A pesquisa de clima, geralmente realizada pelo RH, tem um papel fundamental para a estratégia das empresas que buscam um ambiente de trabalho que fomente a produtividade. É com essa pesquisa também que se torna possível mensurar os resultados de uma estratégia de endomarketing. Por meio do estudo de clima, é possível entender e quantificar como os colaboradores se sentem na empresa, nos aspectos físicos e emocionais, e pensar em estratégias de endomarketing mais assertivas.

Lembramos também que a pesquisa não pode ser tendenciosa e deve prezar pelo anonimato. Nenhum colaborador pode se sentir coagido ou inibido ao dar seu feedback. Somente com respostas honestas é possível criar indicadores reais e precisos.

Abaixo, separamos alguns tópicos retirados do artigo Pesquisa de Clima Organizacional, de autoria do presidente do Portal Educação, Ricardo Nantes, que podem servir de modelo para a sua empresa ao pensar em pesquisa de clima. Sugerimos que você elabore perguntas baseadas nesses temas com opção de respostas compreendidas entre “ótimo” e “ruim”, aplicando pontuação a cada uma delas.

– Política salarial
1. Forma de pagamento
2. Exatidão nos valores da folha de pagamento

– Oportunidade de carreira
3.Valorização do esforço
4. Incentivo a qualificação
5. Treinamentos
6. Possibilidade de crescimento

– Comunicação interna
7. Informação sobre mudanças e melhorias

– Programa de qualidade
8. Seu conceito e impressão em relação ao programa da qualidade que está iniciando

– Relacionamento no trabalho
9. Com os colegas
10. Com os auxiliares
11. Com os supervisores

– Ambiente de trabalho
12. Limpeza, Ventilação e iluminação na área onde executo meu trabalho
13. Condições de segurança (EPI’s) maquinário e equipamentos
14. Recursos materiais e organização na área onde executo meu trabalho

A Endeavor, uma organização de fomento ao empreendedorismo, elaborou uma tabela com aspectos atributos e indicadores de endomarketing usados em uma pesquisa de clima organizacional realizada no Portal Educação. Para acessá-la, clique aqui.

Se você mostra e vê a importância e o valor da sua equipe, certamente ela fará o mesmo pela sua empresa.

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Crédito de imagem: Simon A. Eugster/CC

Radamés Martini

Radamés Martini

Rada Martini é Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Projetos; fundador e CEO da SocialBase.