Melhore hoje a integração de setores com 5 dicas

Já abordamos aqui a necessidade da integração de setores em sua empresa. Para isso, tratamos de conceituar o endomarketing, uma estratégia de gestão que propícia a integração. Também sabemos que não é fácil realizar essa conexão dentro de uma empresa, principalmente, porque cada setor tem suas demandas internas e, se não há um motivo, dificilmente, as pessoas procurarão integrar-se com outros setores.

A integração promove o engajamento dos colaboradores e auxilia na construção da marca, com pontos de vista de diferentes abordagens, enriquecendo a experiência de seu produto ou serviço e trazendo mais resultados, como aconteceu com a Cianet, que faturou 30% a mais unificando a Comunicação Interna.

Formas de ação

Na prática, seguem algumas dicas fáceis de serem implantadas e que vão auxiliar nessa conexão:

1. Aposte na comunicação

Comunicar-se, e bem, é imprescindível. Antes de tudo, tenha muito definido o planejamento de seu negócio. Saiba exatamente qual é sua visão, sua missão e seus valores e repasse isso constantemente. Defina, também, qual é a importância de cada setor dentro da sua empresa e faça com que todos os colaboradores tenham ciência disso. Desde a entrada de um funcionário na empresa, ele deve ser integrado.

Conhecer todos os setores e as pessoas responsáveis por eles, demonstrando acessibilidade a cada um, é o primeiro passo para isso. Manter um canal entre colaboradores  e líderes de diversos setores é também fundamental. Uma empresa que não se comunica não consegue ser integrada. Ferramentas online, Intranet ou redes sociais corporativas podem ser grandes auxiliadoras nesse processo.

2. Divida experiências

Aqui, entra também o processo de comunicação, que é a base da integração, porém de uma forma mais específica. É importante repassar a todos os departamentos as conquistas de determinados times. Isso estimula e motiva a todos, demonstrando que a sua empresa reconhece e valoriza as ações de seus colaboradores. É também uma forma de outras equipes saberem um pouco mais do trabalho de outro setor.

Aqui na SocialBase, cada pequena conquista é compartilhada com todo mundo, desde uma inovação na nossa plataforma até um post nos nossos blog. Isso incentiva a participação e colaboração dos demais.

Perceba que 43 pessoas visualizaram a mensagem, mais de 80% da empresa.
Perceba que 43 pessoas visualizaram a mensagem, mais de 80% da empresa.

3. Elabore projetos entre setores

Ao pensar, por exemplo, em um novo produto para a sua empresa, reúna colaboradores de diferentes áreas e não só de Pesquisa & Desenvolvimento, por exemplo. Além de enriquecer a proposta do produto, que será desenvolvido a partir de múltiplas abordagens, esse processo é uma ótima forma de integração de setores.

4. Confraternize

Saia um pouco da formalidade e busque sempre confraternizar com seus colaboradores. Crie um ambiente informal, sem compromissos para com a empresa nessas datas e apenas confraternize. Essa descontração é uma ótima pedida para que seus colaboradores se conheçam e se interessem pelos outros setores, de maneira natural e bastante informal.

Festas juninas, por exemplo, é um ótimo momento de confraternização. Se possível, faça com que a organização das confraternizações também seja colaborativa e que todos os setores participem.

festa junina sb
Festa junina da SocialBase

 

5. Crie um plano de endomarketing

Em busca dessa relação saudável e engajamento com os colegas, gestores apostam em diversas ferramentas e metodologias. Entre as mais procuradas pelas empresas brasileiras, podemos destacar o endomarketing: metodologia inspirada no marketing tradicional que busca inspirar funcionários, engajando-os com a causa da empresa e com os colegas.

Na teoria, o endomarketing é muito atrativo. Porém, ele só é capaz de trazer esses resultados se for acompanhado de um planejamento adequado e estratégico. Muitos gestores brasileiros pecam neste sentido, implantando ações de endomarketing “sob decreto”, sem saber sequer quem são os públicos internos e quais serão os resultados obtidos.

Se você ainda não está convencido de que essa é a hora de investir no endomarketing, assista ao webinar “Endomarketing: por que você deve investir nele”.

Crédito de imagem:Photl/CC

Radamés Martini

Radamés Martini

Rada Martini é Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Projetos; fundador e CEO da SocialBase.

  • fabio simoes

    Muito boa as dicas. A palavra chave é “constantemente”. Este trabalho de engajamento deve ser constantemente trabalhado, pois não se muda uma cultura organizacional da noite para o dia.