Por que integrar marketing e comunicação empresarial na sua estratégia?

A comunicação é uma das principais variáveis pensadas pelos profissionais de marketing nas empresas. Ela não deve se restringir apenas para ofertar produtos e promover canais de contato com os clientes. Todos aqueles que podem influenciar em algum processo decisório também precisam de uma determinada dose de informações sobre o seu negócio. São os chamados stakeholders, que podem ser os próprios clientes, mas também fornecedores, concorrentes, colaboradores, sindicatos, Estado e diversos outros agentes de interação. É por esse caminho que marketing e comunicação empresarial se cruzam nas organizações, com a função de manter uma unidade do que é comentado pelo público de interesse e alinhar isso à estratégia de mercado da organização. A seguir, listamos alguns motivos pelos quais essa integração é de extrema importância e pode ser utilizada na administração de uma empresa.

Manter a credibilidade em alta
É importante sempre oferecer produtos e serviços de qualidade que atendam às necessidades dos clientes e, mais do que isso, fazer com que os clientes percebam essa qualidade proposta. Uma boa comunicação empresarial permite estabelecer um canal em que todos os stakeholders do negócio reconheçam essa característica. Vale destacar que a credibilidade não está unicamente relacionada à qualidade, mas esse pode ser uma fator determinante. Ter uma boa credibilidade no mercado auxilia nos negócios e, principalmente, nas vendas.

Fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros
O marketing está sempre preocupado com o meio ambiente organizacional em que a empresa se encontra. A busca é por relacionamentos benéficos e duradouros, que gerem valor no curto e longo prazo. Possuir meios de comunicação claros e eficientes com quem está em volta é uma boa oportunidade para saber onde se está acertando e, mais ainda, onde se está errando. Pode-se, nesse caso, buscar melhorias que fortaleçam esses relacionamentos.

O melhor marketing é o boca a boca
Não há marketing melhor que o boca a boca. A indicação é a melhor forma de se conseguir clientes ou parceiros para fechar bons negócios. Investir em uma comunicação empresarial que dê a relevância necessária para a empresa é uma alternativa bastante considerável quando se trata de posicionamento. Ele faz parte da estratégia de marketing e entra nesse contexto para transmitir a  imagem ideal da empresa. Podem-se utilizar veículos de mídias ou outros tipos de ações e, a partir disso, tornar a empresa conhecida pelos seus resultados e poder transitar pela mente das pessoas. Uma empresa que é lembrada de maneira positiva conquista os clientes e provavelmente será indicada com frequência.

Cada vez mais os profissionais da área de comunicação das empresas devem estar atentos aos movimentos de mercado e ao momento pelo qual a empresa está passando para poder comunicar para fora as informações relevantes. É preciso se ter coesão de todas as formas de comunicação e todos os integrantes da rede de relacionamentos para que não haja mal entendidos e a credibilidade do negócio se mantenha sempre em um excelente patamar. Dessa maneira, muitos negócios, sejam parcerias com outras empresas ou fornecedores, sejam vendas para clientes, tendem a surgir e o desenvolvimento da empresa tende a ser cada vez maior.

Crédito de imagem: Photl/CC

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