Inteligência competitiva na comunicação interna

A importância da comunicação interna para o desenvolvimento de uma organização é uma das tônicas do nosso blog. Para melhorar o diálogo interno, é preciso observar os fluxos de comunicação dentro da empresa e o conteúdo dessas informações. Nesse último ponto, infelizmente, muitos gestores pecam. Em alguns casos, a fonte da boataria e da desinformação não está dentro da instituição – pelo contrário, encontra-se fora. E como é possível identificar essa influência externa? Com inteligência competitiva na comunicação interna. Neste post, vamos apresentar seu conceito e como ela é capaz de influenciar as políticas de endomarketing e relacionamento com colaboradores.

À primeira vista, a definição de inteligência competitiva (ou IC) pode induzir ao erro: ela trata somente dos concorrentes. Neste artigo publicado no portal Baguete, o especialista Alfredo Passos resgata uma definição de IC construída por Larry Kahaner, referência internacional no tema. Para Kahaner, trata-se de coletar, armazenar e interpretar os atos da concorrência e as “tendências gerais dos negócios”. Ou seja: coleta-se uma série de dados sobre todo o segmento, entre stakeholders e competidores, para apontar novos rumos ou recomendar mudanças na sua empresa.

Com os insights gerados no processo de inteligência competitiva, um gestor pode posicionar-se de forma diferente no mercado, divulgar um produto ou serviço de forma distinta ou até abandonar certas abordagens. Porém, outro equívoco comum é não incluir a inteligência competitiva na comunicação interna, ou seja, preocupar-se somente com o posicionamento externo e não dar atenção para a influência dos competidores no seu público interno. Isso é um erro e pode gerar graves consequências para as organizações, como altos índices de turnover e falta de interação entre setores. Para a autora Marta Ligia Pomim Valentim, doutora em Ciências da Comunicação pela USP, “cultura e clima organizacional” estão dentro do escopo da IC e devem ser considerados, conforme ela aponta neste artigo.

Nossa experiência de mercado mostra que a inteligência competitiva pode influenciar em dois aspectos principais:

  • Políticas de endomarketing para fortalecer a imagem interna da organização: com um trabalho de inteligência competitiva, você poderá validar como a sua equipe vê a sua empresa em relação à concorrência. Se o resto do mercado parece mais interessante, você deve investir fortemente em ações de endomarketing e valorização da sua equipe. Atitudes simples podem melhorar o clima organizacional e reforçar a sua marca para seus colaboradores.

    Uma situação que pode ser neutralizada com ajuda da inteligência competitiva: se os competidores fazem ofertas agressivas para seus funcionários ou campanhas voltadas para captar potenciais dentro da sua organização, identifique os talentos e retenha-os com incentivos. Saiba o que os outros oferecem e tente superá-los. Isso inclui também a melhoria do ambiente de trabalho e o investimento no capital humano que a sua empresa possui. Dessa forma, reduz-se o turnover.

  • Políticas de comunicação interna para dissipar a desinformação: já falamos aqui no blog sobre os problemas gerados pela “rádio corredor” em uma empresa. Em alguns casos, a fonte dos boatos pode estar na concorrência. Para evitar esses problemas, invista em canais oficiais de informação e meios confiáveis para dissipar as fofocas e os comentários maliciosos. Quanto mais organizada for a comunicação interna, menor será a desinformação dos colaboradores.

Mas como é possível coletar as informações de inteligência competitiva para aplicá-las na comunicação interna? Nossa recomendação é que você procure empresas especializadas, capazes de produzir análises aprofundadas e adaptadas para sua área de atuação. Existem vários fornecedores no mercado brasileiro capazes de prestar esses serviços – na SocialBase, recomendamos o trabalho de uma empresa parceira, a Knowtec. Se você precisar de ajuda para transformar esses dados em melhorias na comunicação interna, entre em contato conosco e tentaremos ajudá-lo.

 Crédito de imagem:  dhester/CC

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