O papel da liderança na comunicação da sua empresa

Escrito por Michele Fernandes, da Solides Tecnologia.

comunicação é um tema muito importante nas empresas, que pode engajar ou afastar talentos.

Quanto mais transparente e direta são as informações institucionais, mais os colaboradores entenderão e saberão para onde caminhar. Por isso, hoje vamos mostrar qual o principal papel da liderança na comunicação da sua empresa e como isso reflete em sua equipe.

Acompanhe!

A comunicação de um líder

A responsabilidade por grande parte dos problemas administrativos enfrentados em uma empresa pode ser atribuida a uma comunicação ineficiente no geral.

Porém, em alguns casos, esses problemas são causados pelos líderes que não separam tempo e não dedicam tempo a atenção necessária para deixar as informações claras para a sua equipe. Dessa forma, são causados ruídos na organização, e isso afeta diretamente na produtividade do time de colaboradores.

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Um processo de comunicação interna efetivo se dá quando todas as mudanças e novas práticas realizadas em algum ambiente são avisadas e documentadas, onde a informação alcança todos os colaboradores e estes têm acesso facilitado e já estejam familiarizados com as ferramentas de comunicação usadas.

À Comunicação de um Líder, portanto, cabe o papel de conduzir e zelar pelo processo de Comunicação Interna como um todo, acompanhando sua equipe, cascateando e reforçando informações para que haja alinhamento interno estratégico.

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Gestão de conflitos e Comunicação da Liderança

Existem líderes que tratam das dores e não das causas quando o assunto é comunicação e gestão de conflitos – o que não é o ideal pois, além de gerar desordem entre colaboradores e equipes, os atritos e ruídos contribuem para a baixa produtividade e para a falta de integração na organização (neste post o Cultura Colaborativa já abordou o quão prejudicial é a falta de integração entre equipes para uma empresa).

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Abaixo, vão algumas dicas e passos para analisar, planejar e agir com foco na redução de conflitos e para melhorar a Comunicação da Liderança. Confira:

Aprenda a documentar para comunicar

A documentação não é necessariamente um sinal de formalidade extrema, mas também é uma maneira de registrar suas atividades para um melhor trabalho. Muitas empresas, principalmente as de menor porte, possuem o hábito de apenas combinar os projetos e tarefas por meio de uma conversa e muitas delas informais.

Já somos superexpostos a informações o tempo todo. São tantas tarefas e atividades profissionais e pessoais que, muitas vezes, com o passar do tempo, o nosso cérebro começa a falhar. Então, essa é a primeira regra: líderes precisam documentar e serem organizados! Por isso, aprenda a documentar decisões e lembre-se de formalizá-las compartilhando as informações com seu time e os colaboradores e de mais áreas envolvidas no seu processo.

Faça um SLA (Acordo de Nível de Serviço)

O SLA acabará com aquelas longas reuniões, muitas vezes improdutivas, de apontamento de culpa por uma meta não batida ou uma meta não alcançada. O líder é responsável pelo alinhamento entre setores e funções e, com isso, ele pode intervir de uma forma direta evitando conflitos voltados a tarefas.

O SLA te ajudará a orientar sua equipe e, além disso, poderá ser um apoio aos colaboradores que estão em fase de onboarding, assim eles têm, de forma documentada, as expectativas da empresa e de seus colegas para com ele. O SLA deve sempre ser compartilhado com todos que executarão tal atividade, e deve-se datar até quando acontecerá um teste combinado.

Deixe a informação transparente

Claro que existem informações que são confidenciais, mas o líder deve saber conduzir a equipe alinhando sempre as ações de acordo com a estratégia e, para isso, não deve haver qualquer tipo de preciosismo ou falha na transparência. Como já dito no início do texto, e reforçando agora, o ruído pode trazer não só baixa produtividade mas também grandes despesas para sua empresa por falha de um processo.

Engajamento e enraizamento dos valores organizacionais

Pensando em liderança e comunicação, o que não pode faltar é o alinhamento com a cultura da empresa. Um líder deve vestir a camisa da empresa, ser totalmente engajado e enraizado com os valores e princípios da organização, pois assim ele conseguirá, de uma forma muito fluente, engajar sua equipe e os demais colaboradores, focando sempre em resultados.

O que se espera de um  líder é o alinhamento refinado com a alta gerência. Assim, todos os membros da sua equipe sentem-se seguros de seguir as orientações que estão documentadas, organizadas e transparentes em relação ao planejamento estratégico da empresa.

O que um líder não deve fazer usando a comunicação

  • Gerar conflito entre a equipe passando informações de senso comum, como forma privilegiada para alguns;
  • Criar grupos isolando outros e não promovendo o engajamento;
  • Usar palavras não verdadeiras com os colegas, gerando insegurança da sua equipe

Gostou de saber mais sobre o papel da liderança na Comunicação da sua empresa? Leia também sobre programas de liderança e saiba como desenvolver um!

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 Sugestão do blog:

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