Mantenha sua rede corporativa atualizada e conquiste engajamento

A rede social corporativa tem como uma grande vantagem como veículo de comunicação interna ser passível de atualização pelos próprios funcionários, ainda que o trabalho principal fique sob responsabilidade do gestor de rede, com a moderação dos conteúdos. Aliás, essa é uma das principais diferenças de uma rede social corporativa e uma intranet. Essa interação diária, contudo, não acontece de uma hora para outra, após a adoção da ferramenta. Há um período de adaptação, em que os usuários conhecem as funcionalidades da rede, para então passar a fazer uso efetivo da mesma, o que posteriormente pode gerar um engajamento valioso para as empresas.

Nessa fase de maturação da rede, é fundamental que o canal não fique parado ou com apenas algumas participações esparsas. Essa situação exige investimento e dedicação, até que se alcance certo nível de autossustentabilidade. Há algumas ações que podem auxiliar os gestores, durante o período de maturação, ainda que o retorno não seja imediato e intenso. São elas:

Divulgar informações que antes circulavam por outro meios

Experimente substituir gradualmente o uso do e-mail, intranet, mural, boletins e outros veículos tradicionais da comunicação interna, de modo que as informações e a comunicação migre para a rede.

Incentivar a participação dos colaboradores

Questionamentos sobre o dia a dia ou sobre algum manterial compartilhado, por exemplo, é uma excelente maneira de incentivar a participação dos colaboradores da sua empresa Apresente uma ideia, projeto ou notícias e pergunte a opinião dos funcionários sobre as iniciativas, questione de que modo eles poderiam contribuir com a proposta, se fariam diferente e porquê. Esse tópico pode abranger tocar em assuntos mais amenos do cotidiano, como desejar um bom dia, por exemplo, buscando estabelecer algum tipo de relacionamento com os usuários.

Disponibilizar conteúdos inéditos e com frequência fixa

Aqui podem entrar publicações mais triviais, mas também documentos como uma carta do diretor da empresa, um balanço de determinado setor, a relação dos aniversariantes do mês ou a clipagem da repercussão midiática que teve a empresa, caso ela conte com esse serviço.

Promover promoções e concursos

Esse tipo de informação costuma ser bastante atrativa e quando realizada com periodicidade, pode gerar engajamento. Busque os parceiros estratégicos da empresa e incentive a interação entre os agitadores da rede.

Estimular uma campanha de redução do uso de e-mail para a comunicação interna

A caixa de entrada lotada de e-mails e as mensagens perdidas na pasta do SPAM são obstáculos para a comunicação interna comuns no meio corporativo. Mostre aos colaboradores como esse problema pode ser drasticamente reduzido com o uso da rede social corporativa e em pouco tempo, esse canal será usado para ações pontuais.

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