Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar na CI da sua empresa

O Marketing de Conteúdo possui diferentes funções dentro da estratégia de uma empresa, desde a aquisição de Leads até o encantamento da carteira de clientes para que se tornem promotores da marca. Mas, quando falamos em comunicação interna (CI), será que o conteúdo é importante?

Definitivamente sim! Ele é fundamental em diversos aspectos relativos à comunicação interna da empresa, tais como na construção de uma identidade corporativa, no estabelecimento de processos e no treinamento de novos colaboradores.

A grande questão, nesse contexto, é qual conteúdo produzir. Pensando nisso, preparamos um artigo especial que te ajudará a entender quais as principais finalidades do Marketing de Conteúdo na comunicação corporativa, como desenvolver uma estratégia e, também, o que não fazer!

Separamos esse texto em três partes: planejamento, execução e acompanhamento. A ideia é facilitar a compreensão e exemplificar pontualmente o que fazer em cada estágio da produção de material interno.

Faça um planejamento

Mapeie as necessidades internas

Antes mesmo de começar a produzir os conteúdos, faça um mapeamento para determinar quais são os desafios que você, enquanto gestor, enfrenta no cotidiano da empresa. Nesse primeiro momento anote todos esses problemas, sem pensar — por enquanto — em como solucioná-los.

Nessa lista você pode colocar, por exemplo, aquele discurso que você tem que dar para os novos colaboradores sempre que há um novo treinamento (e que rouba toda uma manhã), ou a dificuldade em repassar a cultura da empresa para toda a organização.

Considere maneiras como o conteúdo pode ajudá-lo a resolver o problema

Cada um desses desafios que você escreveu na lista acima representa uma oportunidade para melhorar a comunicação interna da sua empresa. Se o problema é o discurso que rouba toda uma manhã, considere gravar um vídeo de apresentação.

No caso do desafio de repassar a cultura da empresa, você pode considerar a produção de um manual, uma série de vídeos ou até mesmo uma cartilha para que os colaboradores a mantenham em suas mesas.

Defina linguagem e objetivos para os conteúdos

Na hora de criar sua campanha de Marketing de Conteúdo para o público externo você provavelmente realizou pesquisas, criou sua persona, definiu uma linguagem e um calendário de publicação, certo? Se você não fez isso, volte alguns passos e faça agora!

Para o público interno, o procedimento é similar. A linguagem utilizada nos conteúdos deve remeter à cultura organizacional da empresa, o formato do conteúdo (vídeo, texto ou áudio, por exemplo) deve ser escolhido com base nos hábitos dos colaboradores.

Outro ponto importante é a definição de metas. Crie métricas para mensurar a performance das ações internas e objetivos claros para cada uma delas. Esse será o seu norte para ver se a estratégia está realmente dando resultado.

Execute o trabalho

Chegou a hora de fazer! Há um ditado que diz que “o ótimo é o maior inimigo do bom”. Isso quer dizer que muitas pessoas deixam de executar algo por crer que não está perfeito. Buscar a excelência é muito importante, mas executar é fundamental. Por isso, uma vez definidos os desafios e como o conteúdo irá solucioná-los, mãos à obra.

Determine um responsável — ou um time — para cumprir essa função. Eles serão responsáveis por fazer o planejamento, criar os conteúdos, divulgá-los e acompanhar os resultados. O email pode ser uma opção de ferramenta, assim como o YouTube, grupos do Facebook ou WhatsApp. Mas para garantir que a informação chegue na hora, e para o público corretamente, pense em investir em canais internos exclusivos, como plataformas de comunicação interna ou redes sociais corporativas.

Conheça os 10 problemas internos que o Marketing de Conteúdo pode resolver

Nós recebemos muitas mensagens aqui na Resultados Digitais com pessoas buscando soluções para problemas relativos à comunicação interna da empresa. De todos, os 10 problemas abaixo são os que mais aparecem e, por isso, resolvemos listá-los junto a uma possível solução de conteúdo.

Essas são possibilidades que podem, ou não, se encaixar na realidade da sua empresa. O importante aqui é que você entenda a amplitude do Marketing de Conteúdo na comunicação interna da sua empresa. Confira:

1) Alinhar a cultura da empresa com os colaboradores: produção de um manual da empresa abordando a cultura, dicas de comportamento etc.

2) Construir uma identidade corporativa: um vídeo explicando quem é a empresa, de onde ela veio e para onde deseja ir.

3) Estabelecer processos internos: um eBook específico para cada área ilustrando como realizar as tarefas cotidianas e a quem se reportar.

4) Ajudar a resolver problemas específicos: os desafios específicos de cada área podem ser explorados em uma série de podcasts. Exemplo: “os desafios de vender para microempresas” para o time de vendas.

5) Economizar tempo em treinamentos: criação de videoaulas e eBooks para novos colaboradores (ou para uma área nova da empresa).

6) Apresentar um novo produto/solução para os colaboradores: vídeo motion (animação) explicando cada detalhe do produto. Os colaboradores podem assistir sempre que tiverem alguma dúvida.

7) Apresentar os resultados micro e macro da empresa: repasse os dados certos na hora certa por meio de uma newsletter, que pode ser segmentada ou geral.

8) Explicar a tomada de decisões e a estratégia da empresa: por que sua empresa decidiu pivotar? Onde ela deseja chegar? Um vídeo com o CEO explicando essas questões pode acabar com fofocas e informações distorcidas.

9) Formar novos líderes: em busca de talentos dentro da empresa? Ofereça um treinamento com videoaulas e uma prova ao final. Você pode se surpreender!

10) Buscar novas soluções internamente: muitas vezes a solução de um problema pode estar na sugestão de um colaborador — até do estagiário. Por isso, compartilhe os desafios da empresa em um grupo interno e fomente a participação!

Acompanhe o processo

Conforme citamos anteriormente, a definição de metas e KPI’s é fundamental na hora de planejar a estratégia de Marketing de Conteúdo focada no público interno da empresa. Agora, após a produção e distribuição dos materiais, é hora de acompanhar se os resultados foram positivos.

Dados como a taxa de abertura e cliques dos emails e a visualização dos vídeos são importantes para medir o consumo dos materiais. No entanto, o mais importante é avaliar a compreensão das mensagens que você passou para os colaboradores.

Para isso você pode fazer pesquisas, propor atividades que questionem o que foi abordado e até conversar informalmente com funcionários de diferentes setores. O mais importante é entender que esse esforço deve ser para analisar e não para cobrar!

Se a mensagem não foi recebida corretamente, possivelmente a culpa é da linguagem utilizada ou do formato do conteúdo, não dos colaboradores. Acertar em cheio nessas questões é a segurança de atingir os objetivos esperados!

Por isso, baixe agora o Kit de Produção de Conteúdo da Resultados Digitais e confira todos os recursos que você precisa para evoluir sua estratégia e gerar mais resultados para a sua empresa

Resultados

Resultados Digitais

A Resultados Digitais é uma empresa especializada em Marketing Digital de resultados. Por meio do software RD Station, de uma metodologia própria e serviços de consultoria complementares, ajudamos nossos clientes a obterem mais resultados em tráfego, geração de Leads e vendas para seus negócios, além de construir um sólido ativo de Marketing Digital.