5 dicas para melhorar o processo de desenvolvimento com uma rede social corporativa

Independente da metodologia de gestão de projetos que você utiliza dentro da sua empresa, problemas com prazo e com custos podem acontecer, e podem influenciar negativamente suas entregas, trazendo prejuízos, atrasos ou retrabalhos. Neste artigo trago algumas dicas que podem ajudar a melhorar o processo de desenvolvimento com a rede social corporativa que desenvolvemos na SocialBase, e ainda como a ferramenta pode ser útil para integrar a área de tecnologia e desenvolvimento com as outras áreas da sua organização.

De acordo com um levantamento realizado por Armani Terribili Filho, no artigo Benchmarking em Gerenciamento de Projetos, em um universo de 300 empresas, 18 problemas foram apontados como recorrentes e, dentre eles, os 6 mais comuns são:

  • Comunicação (76%)
  • Não-cumprimento dos prazos (71%)
  • Mudança constante de escopo (70%)
  • Escopo não-definido adequadamente (61%)
  • Concorrência pelos recursos (52%)
  • Estimativas incorretas e sem fundamento (52%)

Se a sua empresa enfrenta um (ou mais) desses problemas durante o processo de desenvolvimento, ou a integração entre a área de tecnologia e as outras áreas da sua empresa não está indo bem, uma ferramenta de comunicação pode ajudar a resolver esses problemas. Abaixo apresento 5 táticas que podem ser facilmente aplicadas em qualquer organização para melhorar o processo de desenvolvimento utilizando SocialBase:

#1: Analisar concorrentes

Não há nada de errado em analisar o que os concorrentes ou softwares similares estão fazendo para resolver problemas que os clientes apresentam. Aliás, esta é uma boa estratégia de sobrevivência em um mercado tão acirrado, e é essencial para melhorar ainda mais o processo desenvolvimento.

Então, por que não centralizar essas discussões em um local onde todos possam contribuir e sinalizar como isso poderia gerar valor em um contexto do seu produto? Melhor ainda é poder fazer isso de uma maneira dinâmica e organizada, com a ajuda de colegas de outras áreas, que podem trazer pontos de vista diferentes e criar uma cultura de colaboração cada vez maior na empresa.

Analisar concorrentes com SocialBase

#2: Discutir sobre novas tecnologias  e metodologias

Em equipes de desenvolvimento, todos possuem bagagem de empresas anteriores e também conhecimento a ser compartilhado. Neste ponto, a utilização de uma rede como o SocialBase ganha mais valor à medida que eles multipliquem esse conhecimento entre si, fortalecendo a equipe e a preparando para desafios cada vez maiores. Há também a questão de novos membros da empresa, que ao ter acesso a esse conteúdo, passam a ter uma curva de aprendizado mais acentuada e entendem a importância de compartilhar o seu conhecimento.

Discutir sobre novas tecnologias  e metodologias com SocialBase

Leia mais sobre “Porque é Vital Compartilhar Conhecimento dentro da  empresa” na Edição n º 18 da Revista Cultura Colaborativa.

#3: Fazer certo da primeira vez

O termo “fazer certo” nesse contexto é entregar algo para o cliente que o permita eliminar a dor da maneira mais eficaz. A mente de um desenvolvedor é criativa ao ponto de querer entregar algo muito além do que está sendo solicitado, e isso gera o risco de ser entregue algo diferente do que foi pedido. Quer diminuir as chances de uma entrega não assertiva? Apresente ao público interno algo que esteja sendo desenvolvido antes de disponibilizar ao cliente externo e surpreenda-se com o quanto isso irá contribuir para o processo!

melhorar o processo de desenvolvimento com SocialBase

#4: Aprimorar a qualidade do produto

Aqui na SocialBase atuo como QA (Quality Assurance) da equipe e, por isso, aponto este item como sendo um dos principais motivos para adorar uma ferramenta de comunicação como o SocialBase para a melhorar o processo de desenvolvimento.  Trabalhamos com entrega contínua, que melhora o time to market do produto (ou o tempo que vai demorar até o produto ficar disponível para venda/uso do cliente), entregando valor de maneira constante para as dores apresentadas pelos clientes. Isso quer dizer que buscamos fazer pequenas entregas constantes mas que gerem melhoria imediata.

Em contrapartida, é necessário um trabalho duro para que não surjam defeitos na aplicação devido à essa velocidade das entregas. Por isso a comunicação é um fatores primordial: antes de apresentar uma melhoria/nova funcionalidade para clientes finais, disponibilizamos para nosso cliente interno testar conjuntamente e nos apontar detalhes e dar feedbacks que certamente irão melhorar o processo de desenvolvimento, a funcionalidade que está sendo desenvolvida e aumentarão o valor da entrega para o cliente final, e tudo isso é feito dentro do SocialBase.

#5: Mais proximidade com outros times

Para ser mais assertivo nas entregas, utilizamos o SocialBase para integrar o time de desenvolvimento com as outras áreas da nossa empresa, que são nossos clientes internos. Antes de disponibilizar as novidades para o cliente externo, informamos por meio da ferramenta que está disponível para testes uma nova funcionalidade ou melhoria da aplicação. Todos os envolvidos deixam as suas impressões a respeito do que está sendo desenvolvido. Isso fortalece o nosso relacionamento entre os nossos times, promovendo discussões abertas e transparentes.

Leia mais: Melhore a integração entre times na empresa com SocialBase

Também utilizamos esse canal para comunicar processos entre áreas, como a criação de uma nova rede, por exemplo. No caso abaixo há uma integração entre o time comercial e o time de desenvolvimento, onde podemos ver no contador de visualizações que 28 pessoas viram este post no grupo de desenvolvimento e por isso estão por dentro do que está acontecendo. Então, na prática, além do comunicador e do receptor, outras 26 pessoas visualizaram a demanda, o que diminui as chances da mesma não ser entregue, ou de alguém dar uma ideia sobre o assunto, uma sugestão ou contribuir de alguma forma para aquela tarefa.

melhorar o processo de desenvolvimento com SocialBase

Esses são apenas alguns exemplos de como melhorar o processo de desenvolvimento utilizando SocialBase e de como nós utilizamos a nossa ferramenta aqui mesmo dentro da empresa. Veja como outras empresas utilizam o SocialBase:

Unificando a Comunicação – Case Cianet

Encurtando distâncias na Comunicação – Case Almeida Junior

Aumentando engajamento em 30% com SocialBase – Case da Portobello
melhorar o processo de desenvolvimento com SocialBase

Yuri

Yuri Reis

Graduando em Gestão em Tecnologia da Informação, decidiu entrar na área de TI por acreditar no uso das tecnologias para melhorar as
relações humanas. Tem duas filhas lindas e nas horas vagas gosta de jogar games de estratégia.