Metodologia de Comunicação Interna: uma boa solução

Comunicação Interna é muitas vezes um terreno pouco explorado nas empresas e que enfrenta constantes desafios. Por isso, uma metodologia pode ser forte aliada no dia a dia de trabalho dos profissionais comunicadores.

Por que utilizar metodologias para Comunicação Interna?

A  Comunicação Interna é diferente de empresa para empresa, pois ela está profundamente ligada à cultura organizacional. Assim, não há como criar receitas de bolo para resolver determinadas situações.

 

Porém, muitas áreas de Comunicação Interna podem enfrentar diariamente problemas em comum. Dentre eles é possível citar:

  • Fazer gestão de canais de comunicação;
  • Administrar muitas informações e demandas;
  • Planejar a comunicação;
  • Acompanhar resultados das ações;

 

Neste sentido, uma metodologia de Comunicação ajuda comunicadores nas empresas a desbravarem e mapearem como funciona o processo de comunicação, inserido à realidade da própria empresa.

 

Ao ter uma metodologia de comunicação interna estruturada, a área ou profissional responsável pela CI consegue entender melhor de que forma pode atuar em ações e campanhas, trazendo resultados mais concretos alinhados à estratégia da empresa.

Como construir uma metodologia de Comunicação Interna?

Para construir uma metodologia é necessário identificar padrões na sua empresa e no modo como a Comunicação Interna funciona.  Em alguns casos, dissecar a rotina é complexo e por isso também é possível utilizar metodologias já prontas e adaptá-las à Comunicação Interna.

 

Porém, especialmente quando o assunto é Comunicação Interna, construir uma metodologia exclusiva é muito mais efetivo, já que ela contempla aspectos específicos da sua empresa, para realizar etapas do trabalho que muitas vezes são críticas e particulares da sua organização.

 

Pensando nisso, e com base em mais de 5 anos de experiência atuando consultivamente para transformar a Comunicação Interna de clientes, criamos aqui na SocialBase uma metodologia exclusiva.

Como funciona a metodologia de Comunicação Interna na SocialBase

A metodologia foi  pensada para atender a necessidade de descentralização das informações que ficam concentradas nas em áreas chaves, como Recursos Humanos, Diretorias e até a própria área de CI, mas mantendo um planejamento. 

 

Além disso, ela visa empoderar as outras frentes, como líderes, influenciadores internos e multiplicadores para que a comunicação tenha maior alcance, engajamento e seja contribua diretamente para o negócio, de forma mais visível. Para entender mais detalhadamente como a Metodologia funciona, você pode assistir à este webinar gratuito, apresentado pela Cíntia Laport, nossa Customer Success.

 

Esta metodologia foi pensada para se adaptar à qualquer tipo de empresa, e desenvolvida para ser aplicada em etapas, tornando a comunicação proativa; integrada e estratégica.

metodologia de comunicação interna socialbase

Etapa I – Comunicação Interna Proativa

Diferente da Comunicação que atua de forma reativa, a Comunicação Interna Proativa é capaz de identificar oportunidades e necessidades da organização, antecipando o planejamento de campanhas de projetos chaves. Nela estão incluídos os seguintes passos: Pesquisa de Diagnóstico do público interno (ou de Usuários, no caso de Redes Sociais Corporativas); Perfil da Audiência; Mapa de Editorias; Planejamento de Campanhas de Comunicação Interna e criação de Cronograma de Campanhas.

Etapa II – Comunicação Interna Integrada

A Comunicação Interna passa a ser Integrada a partir do momento em que coordena vários canais de comunicação para realizar a entrega da mensagem e estabelece parcerias com os stakeholders chaves, garantindo que as mensagens comunicadas pela organização sejam consistentes.

Nesta segunda etapa começamos então a atuar nos processos internos. Uma a matriz de canais é criada, e a partir dela desenvolvemos as diretrizes editoriais e o mapa de editorias da Comunicação Interna, que consiste basicamente em criar um cronograma de ação onde as áreas vão conseguir reportar as informações necessárias para os colaboradores, de maneira que essa informação chegue de forma eficiente e seja contemplada pelos fluxos internos.

Etapa III – Comunicação Interna Estratégica

A Comunicação Interna passa a ser Estratégica a partir do momento em que o comunicador consegue impactar no negócio de maneira consistente e mensurável, através de suas estratégias de comunicação, construindo uma ligação clara com a missão do negócio.

Na etapa estratégica é feito um estudo do cenário, mapeando os fluxos internos. O que nossa audiência relata é transcrito e então a auditoria é finalizada.

O resultado dessa auditoria é transformado em uma matriz SWOT, que nos mostra as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com a matriz definida nos vamos à criação dos pilares estratégicos, onde estipulamos nossos objetivos e linhas de atuação para resolver as dores encontradas.

 

 

Conclusão

Sentimos a necessidade de desenvolver uma metodologia de comunicação interna para ajudar a resolver alguns gaps dentro da estrutura de comunicação das empresas, como por exemplo a gestão de canais de comunicação de forma reativa aos acontecimentos, ainda mais se estes são digitais.

 

Especificamente no caso de redes sociais corporativas este é um dos maiores equívocos que o seu administrador pode ter. Além disso, a metodologia evita que o conteúdo seja ‘represado’ devolvendo o timing muitas vezes perdido pela Comunicação  – outro erro também muito comum

 

Por isso, a metodologia focas nestas etapas, fazendo com a  produção e disseminação constante de conteúdo – útil e relevante – torne o público interno fiel e cada vez mais ávido  por informações.

O resultado disso é a eliminação da burocracia na hora de informar os colaboradores sobre os conteúdos de relevância, otimizando horas de retrabalho do profissional de Comunicação, e tornando a busca por informações e o compartilhamento de conhecimentos mais ágeis, o que melhora a produtividade de todos os funcionários. 

 

Para saber mais sobre a metodologia de Comunicação Interna da SocialBase, é possível agendar uma conversa gratuita e sem compromisso neste link.

Carolina Fischer

Carolina Fischer

Customer Marketing na SocialBase, entusiasta da astrologia, cat lovers, paulista morando em Florianópolis.