O que conduz a colaboração?

No post o CEO da Collaborative Strategies, David Coleman aborda 4 tendências que estão se destacando no direcionamento colaborativo atualmente:

conduz_colaboracao_1

1. Disponibilidade de informação: Atualmente a quantidade de informações disponíveis é imensamente maior que a escassez da década passada. Este “excesso” está impulsionando o ritmo de mudança e de tomadas de decisões.  Como a maioria das pessoas tende a tomar decisões com base em dados, elas precisam ter acesso a conhecimentos concretos e oportunos. Isto significa que elas, também, precisam de contato com pessoas referências e especialistas. Adicione a este fato que muitas organizações estão capacitando seus funcionários e empurrando a tomada de decisão de maneira transparente para baixo. Há, nesta ação, alguns benefícios reais, como o aumento do engajamento dos colaboradores, o corte da camada do meio de gestão – intermediários na comunicação, desde a revolução industrial, entre o chão de fábrica e os executivos – uma vez que atualmente a comunicação entre pontas é realizada de maneira mais rápida e eficiente.

 

conduz_colaboracao_2

2. Integração e colaboração através do trabalho diário: No passado a colaboração era, somente, considerada um recurso ou benefício por ele mesmo, (ex.: um sistema de video conferência ou um espaço de trabalho online), que gerou um mercado de aplicações em silos e ilhas de informação. O cenário atual dos negócios não se parece mais com isso, pois  estamos inundados de informação, e de ferramentas de colaboração que (se forem boas e bem aplicadas) ajudarão a quebrar estes paradigmas. Contudo, é na incorporação da colaboração no processo do trabalho diário que vemos a maior transformação.  Não se trata mais de uma tecnologia aplicada a vídeo conferência, mas, sim, sobre o processo orçamentário e como a tecnologia participa do processo para torná-lo mais efetivo.  Durante mais de uma década aborda-se a ideia do “Crescimento da Colaboração”, ou seja a aplicação da colaboração no processo correto, na hora certa, com as pessoas certas para a entrega de um resultado significativo (ou seja, a redução do tempo de ciclos) e hoje vemos essas previsões tornando-se realidade.

 

conduz_colaboracao_3
3. Organizações que mudam rapidamente: Um grande número de executivos de vendas entrevistados notaram que hoje há mais equipes geograficamente distribuídas do que nunca. Há uma maior utilização da workforce freelancer (tanto dentro como fora das empresas) e a realização da gestão de topo que se parece muito mais com um rede ou uma comunidade do que com uma estrutura hierárquica monolítica. Muitas dessas empresas estão se concentrando em projetos e equipes do que em funções específicas. Você pode ser XYZ em Marketing, porém você é mais definido pelo time que você está e suas metas e resultados.  Com o aumento dos níveis de complexabilidade nós acabamos enfrentando cada vez mais problemas difíceis, ou seja, um problema que não tem solução clara no início, mas com esforço a solução aparece por si só. Isto dá ao funcionário algumas incertezas sobre o que faz, e um aumento do trabalho não rotineiro (que se relaciona bem com baixos níveis de previsibilidade do empregado). A transparência e a autonomia dada aos colaboradores na hora de tomar decisões está causando essas mudanças rápidas na estrutura organizacional.

 

conduz_colaboracao_4

4. Uma visão realista de uma “Empresa Social”: Cerca de 5 anos atrás, quando foi dado início a esta onda, nós entrevistamos várias empresas e descobrimos que somente 10% dos gestores sabiam o significado de “Social” no contexto empresarial. No ano passado o número de gestores que começaram a entender este significado subiu para 60%. Também foi identificado um maior engajamento por parte da gestão. No mundo da colaboração a frase “Faça o que digo, não faça o que eu faço” não funciona mais em uma organização transparente. Os líderes têm que ser parte da mudança, e de preferência a organização a isso.

Autor: David Coleman – CEO da Collaborative Strategies
Tradução: Abner Freitas Zeus – Coordenador Comercial na SocialBase.

 

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3