O que é endomarketing digital

As novas tecnologias mudaram a forma de gerenciar uma empresa. Elas deixaram as operações muito mais precisas e rápidas. Pense, por exemplo, na contabilidade de uma organização antes da invenção das planilhas eletrônicas – um trabalho muito mais árduo. Essas inovações entraram tanto no dia a dia das organizações que, enquanto algumas áreas foram profundamente influenciadas, surgiram novos segmentos de gestão. Neste post, vamos apresentar uma novidade que está aparecendo na comunicação interna de modernas instituições e que pode ajudar a melhorar os resultados no seu negócio: o endomarketing digital.

O endomarketing digital, como o próprio nome já indica, deriva do bom e velho endomarketing. Entender essa antiga estratégia de comunicação interna ajuda a compreender sua nova versão. Em sua forma tradicional, o endomarketing é usado para melhorar o clima organizacional, facilitando as relações entre gestores, diretores e funcionários. Seu principal objetivo é fortalecer as relações internas da empresa para se conseguir atingir as metas estabelecidas com mais facilidade. Um dos principais benefícios que ele pode trazer à cultura organizacional é reestruturar, alinhar e qualificar a comunicação interna, além de integrar o corpo funcional e fomentar um espírito colaborativo.

Para facilitar essa estratégia, observamos, nos últimos anos, a criação de algumas ferramentas de apoio inspiradas em soluções web como os sites de relacionamentos. Daí que surge o endomarketing digital: trata-se do uso de sistemas modernos, geralmente baseados na web, para fomentar a integração entre os funcionários e o espírito colaborativo. Como aponta este artigo de Mariana Melissa no portal Ideia de Marketing, a agilidade e o imediatismo das novas tecnologias são usadas em prol da troca de ideias dentro de uma organização.

Para que o endomarketing digital funcione de forma efetiva na sua empresa, ele precisa contar com dois pré-requisitos fundamentais:

  • Diretrizes de comunicação interna: o endomarketing digital não abandonou as bases do tradicional marketing interno. Uma dessas bases é a criação de uma política de comunicação pensada para os interesses da sua empresa. Não é preciso criar um longo manual – o documento deve ser simples. Basta definir o que a sua empresa quer transmitir aos colaboradores equais canais serão usados para isso. Se você quiser algumas sugestões para criar diretrizes de comunicação interna, sugerimos a leitura do nosso e-book sobre comunicação corporativa. Lá, separamos algumas dicas para fazer um planejamento efetivo e sem complicação.
  • Tecnologia de suporte: o endomarketing digital pode gerar resultados muito efetivos se você investir em uma ferramenta de comunicação interna. Dennis Altermann, do portal Midiatismo, fez uma lista com os principais sistemas: blog corporativo, e-mail marketing e as redes sociais corporativas que sempre mencionamos aqui no Blog. Cabe a você pesar os benefícios de cada uma dessas ferramentas e ver qual delas se adapta melhor às necessidades da sua empresa.

Com uma boa estratégia de endomarketing digital, é possível aproveitar o melhor de dois mundos: a produtividade gerada pela comunicação interna e a rapidez viabilizada pelas novas tecnologias. Se você adotou essa metodologia na sua empresa, deixe seu relato nos comentários e compartilhe conosco a sua experiência.

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