Os 10 mandamentos das redes sociais para empresas

A adoção de uma rede social pode ter consequências diretas na cultura organizacional de uma corporação, portanto, trata-se de uma importante decisão. Selecionamos algumas dicas que sua empresa precisa saber, ao optar pelo uso dessa ferramenta. Confira:

1) Honre sua iniciativa – a adesão às redes deve ser planejada e duradoura. Não adianta iniciar um projeto para depois abandoná-lo, ainda que o precesso de implantação, adoção e a obtenção de resultados ocorram à médio ou longo prazo.

2) Envolva toda a companhia – estratégias de web devem envolver todas as áreas, que podem dar sugestões importantes, além de compartilhar experiências e usufruir de benefícios. Dedique tempo para identificar e interagir com os formadores de opinião online ou figuras influentes na sua empresa. Trabalhe para construir bons relacionamentos sólidos para promover a empresa positivamente.

3) Não subestime a web 2.0 – as redes sociais se destacam pelo alto poder de amplificação. Pequenos deslizes podem tomar proporções inimagináveis, por isso, o monitoramento deve ser constante.

4) Assuma sua identidade – participe de conversas de forma oficial. O anonimato pode ferir a sua reputação ou da empresas. Além disso, um perfil bem elaborado permite que os funcionários se conheçam melhor, interajam mais e isso fomenta o engajamento.

5) Não esqueça da ética – não faça na web aquilo que não faria nos negócios de qualquer forma.

6) Não delete críticas – empresas que abraçam a web, ainda que apenas para funcionários, parceiros e fornecedores, estão expostas. Comentários críticos não devem ser censurados, contudo, os funcionários devem receber orientações sobre como proceder, o que pode ser abordado online e o que deve ser evitado, quando se trata de uma rede social interna. A atitude correta é buscar o diálogo harmonioso.

7) Apresente os limites – é fundamental criar e deixar claras as políticas de uso das redes sociais para os funcionários usuários. Todas as funcionalidades devem ser apresentadas, assim como as consequencias do seu uso.

8) Respeite o que for publicado – apagar um post dá a sensação de que um assunto pode ser esquecido, mas ele continuará circulando mesmo assim. Portanto, pense bem antes de publicar.

9) Atraia atenção com assuntos relevantes – o fato de a empresa possuir uma rede social interna não garante que os funcionários irão usá-la. Publique assuntos interessantes e chame atenção do seu público. Quando você publica conteúdos de qualidade e pertinentes para a sua empresa, você pode construir uma espécie de audiência online. O compartilhamento faz com que as informações sejam acessíveis a um número cada vez maior de pessoas, no menos espaço de tempo.

10) Aproveite o conhecimento compartilhado – a rede social interna pode comportar funcionários de diferentes setores, com ciência em diferentes áreas do conhecimento e com múltiplas experiências para compartilhar. Aproveite esse ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3