Pequenas práticas que melhoram o clima organizacional

Bons salários e benefícios são fatores a motivação e retenção de pessoal, certo? Errado! A geração atual de profissionais quer mais que retorno financeiro. Eles esperam trabalhar em uma empresa com clima organizacional agradável e amistoso entre a equipes.

Em uma pesquisa, realizada pelo portal Trabalhando.com, 52% dos entrevistados consideram mais importante ter um bom ambiente de trabalho, do que oportunidade de promoção e salário (22% e 14% respectivamente).

 

Mas, afinal, o que é clima organizacional?

O Clima organizacional é o ambiente que pode ser percebido psicologicamente dentro do qual as pessoas trabalham, sendo que o mesmo depende de diversos fatores para ser positivo ou negativo. Entre eles: estilo de liderança, preparo e treinamento da equipe, além da forma de avaliação do pessoal e remuneração da equipe.(Moreira 2012).

 

Gratis
Materiais Educativos sobre comunicação interna
E-BOOK: Cultura Organizacional
A SocialBase e a 99Jobas prepararam um guia para melhorar as relações e os resultados da sua empresa.

 

Conceitos a parte, todos podem contribuir para a manutenção de um bom clima, confira pequenas práticas para melhorá-lo:

 

Com o intuito de quantificar essas pequenas práticas, vamos gamificar a importância em que o colaborador dá para cada área descrita. Vamos supor que a cada pequena prática realizada, o colaborador atribua uma pontuação de 0 a 100.

 

limpezaLimpeza – “Não existe produto mágico, tem que por a mão na massa” – já dizia nossa auxiliar de serviços gerais. Devido a tantas demandas do dia-a-dia o supervisor ou responsável de um determinado setor não repara em pequenos detalhes que geram impressões negativas dos colaboradores. Uma pequena bolinha de sujeira no canto de um monitor pode ser invisível e irrelevante para muitas pessoas, mas pode tornar-se uma arma contra um funcionário com problemas respiratórios. Não basta apenas pagar um funcionário com boas habilidades e ótimas referências. O responsável deve ser treinado.

Pequena prática: Treinar seu colaborador de acordo com as necessidades do ambiente, aplicar métricas e processos é indispensável.

Pontos com o colaborador: 90 pts

 

Estes itens influenciam diretamente no turnover de uma empresa. Fazer com que seus colaboradores adorem seus projetos exige muito mais do que o básico.

 

caféHora do café –  Algumas empresas não conseguem parar toda a equipe para um momento de descontração e trocas de ideias, fora das reuniões formais, instituir a hora do café contribui para o relacionamento e comunicação da equipe.

Pequena prática: Estabeleça a hora da “confraternização”, de um nome para ela: café, frutas, petiscos e afins.
Pontos com o colaborador: 100 pts

 

música

Um bom som: Segundo o musicoterapeuta Wanderley Alves, a música no ambiente de trabalho contribui, dependendo da atividade, para a concentração, foco e bem estar. Segundo estudo, realizado em 2012 na Universidade de Miami (EUA), ouvir música no trabalho pode melhorar a produtividade do funcionário

Pequena prática: Permita aos funcionários utilizarem fones de ouvido para ouvir a música que lhe for conveniente, ou estimular a prática do “Dj do dia” – responsável pela playlist da equipe.
Pontos com o colaborador: 80 pts

 

lazerLazer no trabalho – A gigantesca Google investe pesado em infraestrutura de lazer para seus colaboradores, o que  já está intrínseco na cultura destas grandes empresas: criar um clima alegre, que instigue a criatividade colaborativa. Por outro lado, como forma de suprir esta necessidade de “lazer” no meio corporativo, algumas empresas criam espaços para fumantes e disponibilizam TVs com programações nem sempre relevantes. Em todos os casos, consultar a equipe é o melhor a fazer, afinal, eles sabem como ninguém quais são suas necessidades.

Pequena prática: Criar um espaço de lazer que atenda boa parte de sua equipe. Salas de jogos, de descanso são sempre bem vindas.
Pontos com o colaborador: 100 pts

 

ambienteMeio ambiente: criar um ambiente sustentável não é mais uma pequena prática. Porém, você deve se perguntar: Minha empresa se preocupa realmente com estas questões ambientais? Meu supervisor me incentiva ao sair do horário de trabalho desligar minha tela ou desligar as luzes no fim da jornada de trabalho? Algumas práticas tomadas para melhorar o ambiente trazem um sentimento de satisfação e comprometimento ao colaborador, que perceberá que você se preocupa com algo a mais do que aumentar a receita da empresa.

Pequena prática: Coloque plantas no seu escritório. Estude métricas para diminuir o consumo de energia. Cobre! Seja chato e atencioso. Desenvolva projetos para melhorar o ambiente externo da empresa.

Pontos com o colaborador: 60 pts

 

Entendemos que pequenas práticas podem fazer com que a empresa ganhe pontos com seus colaboradores. Grandes organizações hoje em dia investem em nelas como uma das formas para conquistar continuamente seus talentos, focando na apresentação de resultados e evitando gastos frustrantes com o índice de turnover. Porém, não é necessário ser uma grande empresa para conquistar seus colaboradores com pequenos atos.

 

Juste-se aos nossos + de 40.000 leitores que já acessaram nossos conteúdos exclusivos.
França

França

Jornalista, especialista em cinema e mestrando em Literatura, nas horas vagas lembra da tempestade que destruiu Macondo e combate o crime em Gotham City.

  • Izabel Romero

    Sempre excelentes colaborações para que um profissional se estabeleça e também multiplique satisfação de crescimento próprio assim como a empresa onde trabalha. parabéns pelas excelentes contribuições.

    • França

      Obrigado pelo retorno Izabel.
      Abs

    • socialbase

      Obrigado Izabel.
      Abs,
      França