Pesquisa mostra por que você deve investir em engajamento na equipe

O funcionário engajado na equipe trabalha com paixão e sente uma conexão profunda com a sua empresa e com isso é capaz de inovar, segundo recente pesquisa divulgada pela Gallup, que fornece estudos e consultorias. Por outro lado, quando não há engajamento na equipe em que um funcionário faz parte também não existe alta produtividade, o que certamente prejudicará o lucro da empresa. Os Estados Unidos, por exemplo, perdem, por ano, U$ 550 bilhões com os “desengajados ativos”, ou seja, pessoas que são infelizes no trabalho e encorajam a infelicidade alheia.

Para que as empresas tenham maior produtividade, a Gallup afirma que é importante incentivar esse engajamento por meio da identificação do desempenho dos funcionários. O profissional que tem acesso ao seu nível de responsabilidade comparada com os outros tem em mente uma estratégia de comunicação útil para o seu desenvolvimento. Por meio dela, é possível analisar onde ele deve desenvolver suas habilidades para que haja maior engajamento na equipe.

A pesquisa também observou que, entre empresas com nível superior de engajamento na equipe, ocorre um aumento significativo de 147% no lucro por ação. Além de ajudar a sua empresa, estar engajado na equipe também pode significar estar de bem com a sua vida em geral. Dos brasileiros engajados, por exemplo, 77% são pessoas que se consideram felizes. O Brasil está em sexto lugar com 27% de profissionais contentes em seus empregos, contra 12% dos que não estão contentes. Mundialmente, são muitos os profissionais descontentes em seus trabalhos que dificultam o sucesso da empresa. O estudo apontou que para cada dois funcionários ativamente desengajados, apenas um é ativamente engajado.

Investir nos funcionários para que eles estejam engajados pode aumentar tanto a lucratividade da empresa quanto o bem estar pessoal e da equipe.

Sua equipe está engajada? Conte sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem:  Northern Ireland Executive/CC

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3