Por que é vital compartilhar conhecimento dentro da empresa?

Já parou para notar que na sua timeline do Facebook geralmente aparece exatamente o que você gosta ou os temas que você mais curte e compartilha? É a que a rede social de Mark Zuckerberg possui uma inteligência capaz de identificar seus interesses para mostrar apenas o que fará você se engajar apenas por seus movimentos dentro da rede, e isso só é possível porque diariamente você e seus amigos produzem e compartilham conteúdos. E se a sua empresa também pudesse identificar quais os temas que mais interessam e engajam seus funcionários?

Quando o Facebook iniciou, era o próprio Zuckerberg e seus amigos que produziam e compartilhavam os conteúdos. Algum tempo depois, motivados pelos primeiros compartilhadores de conteúdo, outras pessoas passaram também a contribuir com conteúdos para a rede. Hoje, o Facebook é um dos maiores produtores de conteúdo do mundo com quase nada sendo produzido internamente e por essa característica tornou-se altamente rentável, e hoje é uma das maiores empresas do mundo.

Fica claro então que, antes de você cobrar engajamento de seus funcionários é a sua própria organização que precisa começar a compartilhar conteúdos. E a melhor maneira de fazer isso é compartilhando os conhecimentos que já existem na empresa. Neste artigo vou mostrar como é possível dar esse pontapé inicial.

O valor do compartilhamento na empresa

O uso das características das redes sociais dentro das organizações para conhecer melhor os colaboradores tem sido cada vez mais frequente entre as empresas que reconhecem a importância do engajamento interno para melhoria nos resultados. Outra possibilidade que sua empresa também precisa atentar-se agora mesmo é o compartilhamento de conhecimento através das redes.

Mas o compartilhamento só é vantajoso quando agrega desempenho, resultados e valor tanto para o indivíduo quanto para a organização. como você pode ver no esquema a seguir.

compartilhar conhecimento

O compartilhamento de conhecimento dentro das organizações também ganha importância quando se percebe que ele tem o poder de diferenciar sua empresa da concorrência. Para chegar neste ponto, é necessário fazer a administração do conhecimento das pessoas dentro da organização, para que seja possível gerar algo com isso.

Quando uma organização entende que o conhecimento é a base de formação das competências da empresa, ficará ainda mais clara a sua importância. Para ilustrar esse conceito podemos usar a formula: Competência = Conhecimento (saber) + Habilidade/Know how (saber como fazer) + Atitude (querer fazer)

Naturalmente, há variações no conceito de competência, mas este ainda é um dos mais aceitos.

Cultura do compartilhamento

Para iniciar uma cultura de compartilhamento dentro da empresa, é necessário que ela identifique a su…Este artigo está publicado na íntegra na edição 18 da Revista Cultura Colaborativa. Para continuar a leitura acesse:

banner-blog

Jocelito

Jocelito André Salvador

Amante do conhecimento, especialista em educação corporativa, e-learning e gestão das competências críticas. CEO da Conducere Desenvolvimento Corporativo.