Por que integrar os canais de comunicação corporativa?

A relevância da comunicação corporativa já não é mais novidade para as empresas. Sabe-se que que ela é grande aliada, tanto para o relacionamento interno, quanto para a imagem da organização. Para desenvolver ações nesse sentido, atualmente, as ferramentas são diversas: intranet, TV corporativa, mural, newsletter, redes sociais, entre outros.

Pode não parecer, mas esse universo de ferramentas para a comunicação pode perder sua eficácia se não for utilizado estrategicamente. Os reponsáveis pela comunicação corporativa, frente aos diretores da mesma, precisam estar cientes de qual é a melhor ferramenta a ser adotada para esse fim, de acordo com os objetivos que se buscam alcançar, com perfil da organização e de seus funcionários.

Ao utilizar diferentes canais para a comunicação, corre-se o risco de obter o resultado contrário: funcionários desencontrados ou até desmotivados, sem saber qual é a fonte ideal de informação. Somente o processo de decorar diversos logins e senhas, por exemplo, já pode ser uma fator que inibe a participação dos funcionários no acompanhamento das notícias. Ou seja, a fragmentação da comunicação pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

O ideal é que, além de definir a estratégia de gestão das ferramentas voltadas à comunicação – algo que necessita ser analisado com cuidado -, as organizações busquem soluções cada vez mais integradas, ou seja, plataformas de comunicação que possam integrar, com eficiência, os canais de comunicação das empresas. Nesse sentido, as redes sociais são uma tendência que tem se mostrado bastante eficiente, pois trata-se de um canal que centraliza a troca de informações, mas ainda assim é passivel de segmentação em grupos e comporta diferentes tipos ou formatos de informação, como texto, vídeo ou imagem, apresentando-se como uma espécie de multiplataforma.

Sendo assim, uma plataforma de integração para a comunicação pode torná-la muito mais eficiente. Mesmo assim, deve-se estar atento aos diferentes tipos de linguagem relativos aos diferentes meios de comunicação, assim como, os objetivos da organização com a utilização de determinada ferramenta e o público que se espera atingir.

Leia também:

Como os comunicadores veem as ferramentas de comunicação corporativa

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3