Por que investir em Comunicação Interna Digital?

A comunicação corporativa é uma poderosa ferramenta de divulgação das ações empresariais, valores e ideais, fortalecendo a relação entre funcionários, fornecedores e parceiros. Porém, ainda assim, essa é uma das habilidades menos desenvolvidas nos executivos brasileiros, segundo um estudo da Fundação Dom Cabral com mais de mil gestores, que revelou a fragilidade das chamadas competências sociais entre os líderes do país.

Dica do blog – Leia também:
O papel da liderança na integração e no alinhamento dos times
O papel da liderança na comunicação da sua empresa
Média liderança: por que a comunicação com este público é importante?

Diante disso, faz-se necessário um maior investimento em estratégias de Comunicação Interna (ou Comunicação com Empregados, como também é chamada) para suprir a necessidade de informação dos colaboradores.

Porém, é comum haver resistências por parte das empresas para investir nesta área, que muitas vezes é a primeira a ter seus recursos reduzidos em momentos de crise.

Neste cenário, investir em Comunicação Interna Digital é a melhor opção.

Pode parecer controverso, porém se existem dúvidas na empresa com relação aos investimentos na área e nas iniciativas tradicionais de Comunicação, o digital vem para eliminá-las trazendo eficiência comprovada por dados.

Vencendo a resistência com planejamento de Comunicação Interna

Se você está lendo este texto sabe das consequências negativas de uma Comunicação Interna ineficiente. Para mudar esse cenário e também vencer a resistência quanto ao investimento em ferramentas de Comunicação Interna Digital é essencial mostrar que a área atua de forma planejada e com métricas e objetivos bem definidos.

Dica do blog:
Participe da Trilha de Sucesso SocialBase sobre Planejamento de Comunicação Interna. Aprenda passo a passo como montar o da sua empresa. Clique aqui

Ter um plano de Comunicação para iniciar um projeto de aquisição de uma nova ferramenta, seja ele organizado por uma equipe ou somente um profissional direcionado à esse fim, é essencial para mostrar  à gestão que a área tem maturidade e consistência, bem como ajudará a definir qual é o melhor canal para alcançar os funcionários e fazer as informações circularem.

Vantagens da Comunicação Interna Digital

Seja por falta de experiência na área ou de afinidade com as ofertas digitais disponíveis, muitos comunicadores ainda desconhecem o total potencial das ferramentas digitais de Comunicação Interna, apesar de elas passarem de uma forte tendência na tecnologia para uma realidade nas organizações.

Para vencer esses prejulgamentos limitantes é possível observar algumas barreiras de Comunicação que são vencidas por meio de ferramentas digitais, como por exemplo:

Alcance e agilidade das informações

O meio digital facilita a disseminação do conteúdo a qualquer momento, fazendo com as informações cheguem à quem precisa delas na hora certa mais facilmente. Se antes ferramentas analógicas e offline (como o mural impresso) demandavam grande tempo de atualização para levar as informações à área operacional, por exemplo, hoje Comunicados Digitais são muito mais eficientes e atrativos, ao mesmo tempo que a ferramenta é de fácil utilização tanto para quem envia a Comunicação quanto para o colaborador que a recebe, seja no computador ou smartphone.

Isso quer dizer que produzir conteúdo e campanhas de Comunicação Interna para um mural de Comunicados Digitais, requer menos trabalho do que para os meios tradicionais e, além disso, a publicação e possíveis alterações costumam ser mais ágeis. Além do que a percepção de resultados ocorre mais rápido pois essa ferramenta específica oferece dados sobre as informações disparadas.

Mensuração da Comunicação

Mostrar o verdadeiro valor de investir em estratégias e os resultados de um bom trabalho na Comunicação são, sem dúvidas, os maiores desafios da área. E para encará-los é necessário que métricas e indicadores sejam incorporados ao dia a dia da área.

Até ai, teoricamente, tudo bem. Estamos vivendo uma revolução digital onde dados são imprescindíveis para a tomada de decisão. Porém, muitos os meios offline de Comunicação Inter- e até alguns digitais clássicos, como e-mail, intranet, TV corporativa e etc – não oferecem dados (ou até oferecem, mas poucos) com a precisão e na velocidade que os comunicadores e as empresas necessitam.

Em contra-partida, ferramentas mais inovadoras (como Redes Sociais Corporativas, por exemplo) oferecem um painel de mensuração mais completo e robusto, com os dados realmente relevantes, em tempo real e de maneira descomplicada.

Dica do Blog:
Precisa mensurar a sua Comunicação Interna? Baixe o nosso Kit de Métricas e Indicadores essenciais

Segmentação e Engajamento

Ferramentas digitais mais atuais de Comunicação Interna permitem uma maior segmentação do público interno (já falamos aqui blog sobre como isso é importante). Dessa forma, a informação chega aos empregados com uma abordagem visual, uma linguagem e um timing mais adequados, aumentando o nível de retensão da mensagem.

Nesse sentido, o engajamento com a Comunicação Interna – e, consequentemente, com as iniciativas da empresa – também é maior pois o colaborador se identifica mais facilmente com a empresa e o diálogo fica mais claro e fluido.

Não é incomum que muitas vezes a Comunicação seja ignorada ou os avisos ”passem batidos” porque se juntaram à bola de neve de várias outras informações, sobre os mais variados assuntos, que os colaboradores receberam aleatoriamente. Por isso, conhecer o público, pensar a mensagem, e o canal mais adequado para repassar a informação são pontos cruciais quando a questão é engajamento.

Conclusão

Antes de se divulgar qualquer informação para os colaboradores, é preciso analisar as condições e os melhores meios para veiculação de conteúdos, mudanças e ideias. Do contrário, quando as organizações não se Comunicam Internamente com clareza e não instituem uma forma minima de diálogo com os colaboradores, todo investimento de tempo e dinheiro na elaboração de projetos é em vão e muitas estratégias podem estar fadadas ao fracasso.

A digitalização já chegou em vários setores da empresa: do Marketing, ao RH, passando por Vendas até a própria área de Atendimento ao Cliente. Todas estão se modernizando, e não há dúvidas de que a Comunicação não pode ficar para trás. Dessa forma, pode-se dizer que, investir em Comunicação Digital é garantir um espaço à frente no mercado e mostra uma importante visão de presente e futuro, além de garantir que o trabalho trará resultados reais para a organização.

comunicados-digitais-cta