Rede interna melhora produtividade dos colaboradores

A comunicação interna dentro das empresas ainda é vista como a principal barreira para obter maior produtividade no mercado pelos gestores brasileiros. Segundo o 8º Relatório Anual de Produtividade Proudfoot, o obstáculo foi mencionado por 47% dos gestores brasileiros, quase o dobro da média mundial. A solução pode estar em uma plataforma social voltada aos colaboradores da empresa. Uma rede interna melhora a produtividade da equipe porque conecta ideias e pessoas dentro de um ambiente seguro e amigável.

Uma rede social corporativa é capaz de fortalecer o trabalho em equipe, mesmo quando os colaboradores estão em locais diferentes. Um grupo focado em um trabalho específico pode ser criado dentro da ferramenta e aberto apenas para quem faz parte da equipe. Nele, o avanço das ações pode ser acompanhado por todos, dispensando aqueles e-mails com dezenas de mensagens e até mesmo, telefone. Além disso, ver a ideia crescendo e se modificando de acordo com as ideias compartilhadas dentro da rede pode aumentar o entusiasmo, empenho e senso coletivo da equipe.ores da empresa. Uma rede interna melhora a produtividade da equipe porque conecta ideias e pessoas dentro de um ambiente seguro e amigável.

A informação gerada e armazenada dentro de uma rede social interna também pode ser útil para pesquisas. Isso diminui o tempo gasto para que os funcionários encontrem dados relevantes como fotos, vídeos, textos e links necessários no dia a dia.

Já o chat permite a tomada de decisões mais rápidas de forma privada. Na plataforma, publicações sobre temas relevantes podem despertar o interesse sobre assuntos pertinentes à empresa e motivar a equipe a buscar cada vez mais conhecimento. A ferramenta também ajuda na disseminação interna de estratégias, no endomarketing e na gestão de pessoal.

É bom lembrar que redes sociais têm alto poder de engajar pessoas, fator essencial para equipes mais produtivas e comunicativas. Essa conectividade digital entre funcionários não pode mais ser vista pelos gestores como perda de tempo, mas como um estímulo à produtividade dentro das organizações.

Cabe destacar que uma rede interna só gera produtividade se os projetos e ideias discutidas dentro dela estiverem de acordo com os objetivos e a visão da empresa. Por ser uma ferramenta totalmente controlável pelos gestores, é possível sim criar e mediar debates para que se tornem relevantes dentro do contexto da sua organização. Daí vem a importância de contar com um colaborador que acompanhe e faça a mediação dos debates dentro da plataforma.

Ficou com alguma dúvida sobre produtividade com redes sociais corporativas? Deixa sua pergunta nos comentários.

Crédito de imagem:  trianonsoficial/CC

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3