Como uma rede social corporativa colabora com o controle do trabalho remoto

A procura por ferramentas tecnológicas é cada vez mais frequente por gestores que precisam obter controle do trabalho remoto. Geralmente, empresas que lidam com home-office ou colaboradores que moram longe do local de trabalho investem em soluções para facilitar o acompanhamento do trabalho remoto. Um exemplo é a rede social corporativa, que auxilia a integrar e acompanhar uma equipe, mesmo que ela esteja longe. Saiba mais sobre controle do trabalho remoto neste post.

A rede social corporativa é um meio online que permite conectar colaboradores de uma empresa em uma mesma plataforma. Nela, é possível estar online e offline como ocorre nas redes sociais comuns que contam com um mensageiro instantâneo. Assim, fica viável conversar e gerir pessoas que trabalham à distância. Com uma rede social corporativa, gestores podem obter um melhor controle do trabalho remoto por meio de ações executadas na plataforma online.

Alguns fatores que ajudam no controle do trabalho remoto:

1) Participação em grupos
Com a possibilidade de criar grupos para conversar sobre determinados temas, gestores podem acompanhar se colaboradores estão interagindo. Isso é fundamental para ver o desenvolvimento, crescimento e produtividade desse funcionário.

2) Mensagens privadas
Caso seja necessário conversar individualmente com um colaborador, as mensagens privadas são uma forma de interagir para analisar o desenvolvimento de cada um e o andamento de projetos específicos. É mais rápido que e-mail e menos custoso que uma ligação telefônica.

3) Status online e offline
Como em redes sociais comuns, a solução indica quando os usuários estão online e offline. Por essa identificação, pode-se analisar colaboradores que estão conectados e quais não estão.

4) Nível de engajamento
Em grupos, ou com todos os usuários de uma rede social corporativa, é possível compartilhar arquivos e “curtir” conteúdos, como documentos, vídeos, fotos. Quanto mais os colaboradores participarem com sugestões ou ideias, fica mais evidente o nível de engajamento. Isso é importante para que a distância de um trabalho remoto não se torne empecilho para integração das equipes.

Existe também possibilidade de geração de relatórios de engajamento, dependendo da ferramenta, dos quais expõe a quantidade e tipos de interações feitas na rede social corporativa.

Essas são algumas formas de ter o controle do trabalho remoto com uma rede social corporativa. Se você ficou interessado em saber mais como utilizar redes sociais corporativas para facilitar o controle remoto, nesta matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, o diretor de marketing da SocialBase dá mais dicas para empresas aproveitarem todo o potencial das equipes, inclusive dos colaboradores em home-office. Para quaisquer outras dúvidas, entre em contato com a nossa equipe ou comente no espaço abaixo.

Crédito de imagem: THOR/CC

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3