Redes Sociais Corporativas: a evolução da comunicação interna

As mudanças demográficas e os avanços tecnológicos estão transformando radicalmente como, onde e por que trabalhamos. Alterações macroeconômicas na economia global continuam a impulsionar a demanda por trabalhadores qualificados. Todavia, as tecnologias sociais, aliadas ao comportamento digital das gerações Y e Millennium, estão quebrando os modelos tradicionais de trabalho. Ao entrar no mercado, essa nova workforce traz consigo não apenas novas ideias, mas novas expectativas.

Segundo pesquisa realizada pela Oxford Economics, essa revolução não está sendo tratada de forma adequada. Na verdade, apenas um terço dos 2.700 executivos entrevistados acreditam que estão fazendo progressos significativos para cumprir os objetivos dessa nova “onda” – com previsão de ocupar nos próximos 3 anos 48% do mercado de trabalho.

Para entender essa nova força de trabalho, é necessário que as empresas se organizem internamente. Processo, esse, sempre desafiador. Para o especialista em comunicação, Alejandro Formanchuk, implementar novas ideias à cultura gerencial de uma empresa sempre é um desafio. Quando falamos em Redes Sociais Corporativas, chefes tendem a direcioná-las à distração e falta de foco. Contudo, há inúmeros benefícios que devem ser explorados em uma RSC. Se bem implantadas e gerenciadas de forma correta, elas aumentam a produtividade, diminuem custos e facilitam o trabalho.

...as tecnologias sociais, aliadas ao comportamento digital das gerações Y e Millennium, estão quebrando os modelos tradicionais de trabalho.

Pontos como a redução de custos com telefonia, diminuição de refação, motivada pelo ruído de comunicação em emails e a similaridade que elas aportam as gerações Y e Millennium são cruciais para quebrar o paradigma de uma comunicação interna despreparada a essa nova força de trabalho.

Quebrando Paradigmas

A implantação de uma Rede Social Corporativa não atende apenas a demanda de novos colaboradores, mas vai ao encontro das ideias de uma comunicação robusta e eficiente que irá, acima de tudo, trazer inúmeros benefícios à empresa. É importante aos líderes pensar que esta crescente diversidade de gerações está alterando a configuração do mercado e com o modelo predominante atual de trabalho.

Dentro desse contexto, abordar novas ideias é imprescindível aos líderes, mas como convencê-los na hora de implantar uma nova ferramenta. É preciso quebrar paradigmas e construir dentro da empresa um grupo de apoiadores que o auxiliem na implantação desse novo formato de comunicação.

Se você já conhece uma rede social corporativa, sabe das inúmeras vantagens que ela tráz a comunicação. Explore esses pontos e a eles agregue as dicas do White Paper – As Redes Sociais Corporativas estão revolucionando o mercado, mas como convencer seu chefe a aderir a ela?

França

França

Jornalista, especialista em cinema e mestrando em Literatura, nas horas vagas lembra da tempestade que destruiu Macondo e combate o crime em Gotham City.