Redes sociais corporativas ajudam no marketing interno

Marketing interno faz parte da estratégia da sua empresa? O desejo de boa parte dos gestores é ver a marca da sua empresa bem disseminada e lembrada pelos públicos-alvo. Porém, as ações de divulgação apenas para os consumidores não são suficientes. É preciso também pensar nos colaboradores e nas pessoas próximas da organização – afinal, eles são capazes de construir uma imagem positiva a respeito da instituição com mais eficiência. Algumas ferramentas podem ser grandes aliadas – entre elas, as redes sociais corporativas, que ajudam no marketing interno e no fortalecimento de uma imagem institucional.

Nós acreditamos no potencial das redes sociais corporativas para o marketing interno porque elas são eficientes ferramentas de comunicação interna. Em suma, elas funcionam tal qual os sites de relacionamentos, mas com controle dos gestores. Cada colaborador conta com um perfil na ferramenta, no qual é possível publicar informações, vídeos, fotos, criar eventos, iniciar debates, entre outros recursos. No entanto, é possível adaptar essas soluções aos interesses da organização. Ali, o empresário fornece um ambiente amigável e interativo, similar aos sites que as pessoas estão acostumadas a usar na vida pessoal, mas para uso exclusivo, seguro e alinhado aos objetivos da empresa.

Esses recursos das redes sociais corporativas ajudam a fortalecer internamente a imagem institucional em dois sentidos:

  • A rede social corporativa é um espaço perfeito para ações de endomarketing: dentro da ferramenta, a equipe de marketing pode explorar melhor as campanhas de fortalecimento da marca. Por exemplo: ao lançar uma nova unidade de negócios, no lugar de usar cartazes explicando a iniciativa, por que não criar uma postagem dentro da rede para explicar a ação e tirar dúvidas do corpo funcional? Dessa forma, os colaboradores recebem informações oficiais – o que evita a desinformação e a “rádio-corredor” – e sentem-se muito mais próximos da organização.

    Além da divulgação clássica, é possível usar as redes sociais corporativas para campanhas motivacionais internas. Você pode criar um evento corporativo e convidar os colaboradores dentro da ferramenta, com direito a confirmação de presença e lista de integrantes. Outra possibilidade é a divulgação dos “aniversariantes da semana” – uma iniciativa simples, mas que cativa o corpo funcional

  • Cria-se um espaço aberto para discutir projetos e processos da empresa: um usuário da rede social corporativa pode criar um tópico sobre um certo procedimento comercial da instituição. Outros colegas dão contribuições e sugestões para melhorar aquela questão. No final das contas, o próprio corpo funcional ajuda a melhorar um problema interno.

    Outra possibilidade: os funcionários também podem criar grupos para trocar conhecimentos e se especializar em temas de interesse da empresa. A equipe de marketing pode monitorar esses grupos para identificar temas relevantes e assuntos em que a empresa precisa se posicionar, além de poder enriquecer o próprio trabalho das comunidades existentes.

    Ações como essas demonstram que o corpo funcional está preocupado com a empresa. Basta abrir um espaço para debates e troca de ideias, com a devida mediação dos gestores, que o engajamento é possível. Além disso, pela ótica do funcionário, com um sistema de comunicação desse tipo a organização fica mais transparente e aberta a ouvir os colaboradores. Iniciativas de engajamento como essa ajudam a fortalecer uma imagem positiva da empresa, que pode, inclusive, aparecer externamente, tornando sua instituição um lugar interessante para se trabalhar.

E você, usa alguma ferramenta para dar suporte ao endomarketing? Deixe seu relato nos comentários!

Se você ficou interessado no assunto, produzimos um conteúdo rico que aprofunda a questão da comunicação interna e endomarketing: nosso e-book Comunicação Corporativa: Desafios, Planos e Soluções Tecnológicas, disponível para download gratuito.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3