Redes sociais corporativas beneficiam relacionamento B2E

Vendas, inovação e compartilhamento do conhecimentos são as principais áreas beneficiadas com uso de redes sociais dentro de empresas. Essa conclusão foi apresentada pelos relatórios da AIIM (Associação para a Informação e Gestão de Imagem), produzidos pela Enterprise 2.0. Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas que investiram em estruturas de colaboração registraram ganhos em compartilhamento de conhecimento e precisão de comunicação entre o marketing e vendas.

A inovação aberta característica das redes sociais proporciona mudanças benéficas para processos internos e externos. Segundo 48% dos entrevistados pela Enterprise 2.0, a inovação ajudou a realizar grandes mudanças nos processos internos. Já 34% dos participantes citaram melhoras nas ofertas externas. Essas mudanças, muitas vezes, vêm de fontes inesperadas, o que mostra que as ferramentas sociais estão cultivando a partilha de conhecimento, seja onde ele estiver.

Os relatórios da AIIM mostram que as redes sociais já estão se posicionando como um novo canal para a troca de informações, transformando o relacionamento social, em diversas esferas, inclusive no meio corporativo. Nesse último contexto, as ferramentas sociais não repercutem apenas na comunicação com os clientes finais, mas também entre empresa e empregados, ou seja, no B2E (Business to Employee). Dessa forma, o desafio é buscar maior eficiência do fluxo de informação em ambos sentidos.

A tecnologia tem oferecido uma gama variada de soluções voltadas à comunicação interna em empresas, o que tem provocado uma considerável redução no uso do e-mail, ferramenta que pode ser pouco eficiente ou pouco adequada a certas ações que necessitam de mais rapidez, acertividade e clareza na troca de informações.

Mas, a novidade mais notável das plataformas sociais, como as rede sociais corporativas, se refere à personalização da informação. Ou seja, cada funcionário pode ter um perfil e será possível ligar as informações ao seu nome. Assim, todos os usuários verão de forma imediata quem está ou esteve associado a um determinado projeto e poderá entrar em contato com o responsável de forma mais rápida e direta.

Concluí-se, então, que a precisão na informação e o compartilhamento do conhecimento são fatores determinantes para as empresas e que, quando impulsionados pelas plataformas sociais, afetam positivamente diferentes setores de uma corporação. Assim, as empresas precisam estar atentas para buscar a melhor eficiência no uso dessas ferramentas, tornando o fluxo de informação mais eficiente, definindo objetivos, assim como as diretrizes para a medição do sucesso de qualquer estratégia no uso de redes sociais.

Ainda com dúvidas em relação aos benefícios das redes sociais corporativas? Baixe nosso eBook.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3