Redes Sociais Corporativas e a Comunicação da Liderança

A habilidade dos líderes de comunicar tem grande influência no processo de gestão de pessoas e alcance de resultados de uma empresa. Desenvolver essa competência pode ser um processo complexo, porém é importante. Nesse sentido, as redes sociais corporativas, além de contribuir para uma comunicação mais fluída dentro da organização, podem ajudar na evolução dessa trajetória,  criando uma forma mais dinâmica para a liderança atuar e se relacionar com seu time.

 

A importância de uma boa Comunicação dos Líderes

No ambiente de trabalho, os líderes formam a percepção de sua equipe não por meio de competências técnicas relacionadas à sua área de atuação, mas, principalmente, pela maneira com a qual se expressam, transmitem mensagens e compartilham sua visão.

 

Basta dedicarmos um pouco de atenção à análise do nosso ambiente que constataremos a responsabilidade, principalmente da  média liderança (encarregados, supervisores, coordenadores e gerentes) na composição dos indicadores de desempenho de uma área, que precisa estar motivada e produtiva.

 

Isso acontece porque este nível de liderança é o que está em contato direto e diário com as equipes, sendo fonte de referências, respostas e inspiração. Por isso também a Comunicação precisa ser mais eficiente nesse nível de relação.

 

No entanto, é comum encontrar nos mais diferentes diagnósticos das organizações, quando são feitas pesquisas de clima organizacional, cultura, entrevistas de desligamento e avaliações 360°, que a comunicação dos líderes é um dos principais pontos de melhorias apontados pelos funcionários, o que impacta diretamente no alinhamento estratégico e nos resultados como um todo.

 

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Para reforçar essa ideia podemos destacar dados como o da pesquisa realizada recentemente pela GateHouse (uma das maiores consultorias de Comunicação Interna do Reino Unido).

 

Na sua 8ª edição, a pesquisa State of the Sector – Internal Communication & Employee Engagement, (em português: Status do Setor – Comunicação Interna & Engajamento dos Empregados)  foi realizada com 372 profissionais de Comunicação Interna (CI) de cerca de 300 organizações de 70 países, todos da América do Norte e Europa.

 

Dentre as diferentes conclusões apresentadas e divulgadas, 59% dos entrevistados apontaram que há uma deficiência nas habilidades de comunicação do nível gerencial. Se as habilidades comunicativas dos líderes foram apontadas como principal barreira ao sucesso da Comunicação Interna, esse  fato não pode ser ignorado das estratégias da empresa.

 

O que acontece quando o a Comunicação da Liderança é falha?

Falhas de Comunicação Interna não são apenas responsabilidade de líderes. Porém, quando essa etapa do processo interno da empresa não vai bem, podemos dizer que boa parte (ou quase todo) o trabalho realizado pela área, ou profissional responsável pela CI na empresa será em vão.

 

Dentre os prejuízos de uma má Comunicação dos Líderes podemos considerar:

  • Desalinhamento estratégico entre as áreas (ou “cada um remando o barco para um lado“;
  • Baixo engajamento dos colaboradores com a empresa e, por isso, uma Cultura Organizacional frágil ou ao aumento de índices como turnover;
  • Competitividade não sadia entre equipes e falta de integração na empresa (o que gera a sensação de “não estamos todos no mesmo barco“);
  • Baixa produtividade e o não atingimento de metas;
  • Confusão e ruído nas informações, o que pode levar à falta de agilidade ou até uma tomada de decisões errada, além de retrabalhos;

Onde está o problema na Comunicação da Liderança?

Quando a Comunicação da Liderança não funciona as consequências são desastrosas, e os problemas podem estar em diferentes etapas do processo comunicativo: os líderes podem não ter consciência da importância da Comunicação; as informações não têm alcance na empresa e, por consequência, o discurso dos líderes na está alinhado com o da Comunicação Interna; ou os canais de Comunicação e ferramentas não são adequados para apoiar a liderança ao transmitir a mensagem.

 

Os líderes e a falta de consciência da importância da Comunicação

Se a liderança foi promovida a sua posição por suas qualidade técnicas ela pode não ter seu potencial comunicativo desenvolvido. Ou, até mesmo lideranças com mais tempo de casa nem sempre têm clara consciência da importância e do seu papel na Comunicação. Nesses dois casos, ambas podem não saber traduzir as expectativas e informações para o time. Ou pior ainda, elas podem saber repassar informações, mas podem não saber ouvir, ou oferecer a abertura necessária para que sua equipe se comunique.

 

O discurso dos líderes e da Comunicação estão desalinhados

Quando o que os líderes dizem não está alinhado ao que a Comunicação Interna divulga os funcionários não engajam.

 

Se o discurso comunicado pelos líderes não está traduzido na prática do dia a dia, ou se a empresa não consegue passar com clareza para a liderança – e consequentemente para a equipe – o porquê do trabalho, qual é o seu propósito, os funcionários não irão ouvir e a Comunicação definitivamente não acontecerá.

 

As ferramentas e canais de comunicação não dão suporte aos líderes

A comunicação interna da empresa pode estar dispersa em ferramentas que não são atrativas e não cumprem seu papel de levar as informações que são importantes, tanto para os líderes quanto para os empregados. Assim, o fluxo de comunicação fica disperso, sem coerência.

 

Quando as ferramentas de Comunicação não suprem as necessidades da empresa e não dão suporte aos líderes, para contornar essas questões e resolver o problema, a área ou responsável pela CI da empresa precisa atuar com seus recursos e habilidades, ajudando a mudar este cenário e  construindo ações efetivas que revertam essa realidade.

 

A área pode assumir um papel mais ativo e protagonista no desenvolvimento das lideranças para que esta linha de frente esteja preparada e fortalecida o suficiente para evitar a disseminação dos ruídos e fortalecer a cultura organizacional.

 

Cabe ao time de CI, com o apoio de áreas como Recursos Humanos e/ou Endomarketing, contribuir com o desenvolvimento destes líderes e fornecer as ferramentas necessárias para que a Comunicação Interna ocorra de maneira efetiva em todas suas vertentes – incluindo as lideranças em todas as etapas do processo e do planejamento de Comunicação. 

 

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E o que as redes sociais corporativas têm a ver com isso?

Pode existir uma relação mútua entre a liderança e essa ferramenta para que ambos sejam ‘players’ eficazes na empresa. Uma Rede Social Corporativa pode ajudar líderes a estabelecerem um processo comunicativo mais simples, direto e amigável, principalmente com funcionários mais jovens, ou em empresas que são descentralizadas e tem empregados em home-office ou em atividades externas.

 

Os processos de Comunicação Interna com os empregados que também envolvam endomarketing e endobranding, como ações de reconhecimento, alinhamento, comunicados institucionais e campanhas, por exemplo, podem ser incorporados à ferramenta, sendo apresentados de uma maneira mais atrativa e centralizada neste canal, a partir do momento que a rede social corporativa é adotada por toda a empresa dentro da estratégia da Comunicação Interna.

 

Ao mesmo tempo, para a consolidação da ferramenta dentro da empresa, é fundamental que a liderança seja um usuário fiel da plataforma. Enquanto influenciador, a presença do líder na rede aumentará o engajamento dos demais colaboradores e a credibilidade das informações postadas, além da fluidez e da agilidade da Comunicação.

 

Conclusão

A importância da liderança na Comunicação já é um fato reconhecido dentro de muitas organizações, e também os problemas existentes nesse nível de relação dentro das empresas podem não ser novos, mas existem novas soluções.

 

A tecnologia de uma Redes Social Corporativa pode ajudar a gestão no processo de liderar, além disso desenvolve nos colaboradores as habilidades desejadas para atingir os objetivos da organização, o sentimento de motivação, paixão, realização e reconhecimento de uma maneira mais leve e que os mantém mais engajados.

 

Essas redes oferecem à liderança a oportunidade de se comunicar de maneira mais aberta e direta, integrando de maneira mais horizontal com a equipe. Além de tornar os comunicados oficiais mais interessantes, melhorando e promovendo diálogo e interação de grupos e entre equipes, promovendo uma cultura de colaboração e compartilhamento de conhecimento.

 

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Escrito em coautoria com Patrícia Silva, Analista de Comunicação na KPMG Brasil

Cassiane

Cassiane Vilvert

Jornalista, editora do Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase. Curiosa, apaixonada por fotografia e viagens.