Vantagens das redes sociais corporativas para varejistas

Lidar com o público externo, administrar a entrada e saída de produtos, gerenciar equipes e frente de caixa… Empresas varejistas tem de enfrentar uma série de desafios diários – e o uso de ferramentas tecnológicas para ajudá-las começa a tornar-se um padrão no setor. Além dos sistemas de controle de vendas, uma nova ferramenta vem chamando a atenção como facilitadora de processos para a área: as redes sociais corporativas. Neste post, apresentaremos algumas das vantagens e aplicações práticas trazidas em redes sociais corporativas para varejistas.

A aplicação destas ferramentas pode ser feita em organizações de diferentes tamanhos. Pequenas empresas do comércio podem implementar redes sociais corporativas para criar canais de comunicação entre a equipe – por exemplo, por meio de um mensageiro instantâneo embutido. Além disso, a rede pode tornar-se um banco de informações relevantes para os integrantes daquele grupo – por exemplo, armazenando o mapa da disposição dos produtos ou os horários de chegada dos fornecedores.

No caso de grandes empresas varejistas, além dos benefícios citados acima, é possível integrar vendedores, frente de caixa e funcionários no background por meio da rede. Com ela, pode-se trocar informações em tempo real pelo serviço de mensagens – presente em muitas soluções do gênero disponíveis no mercado. Além disso, é possível ter acesso a informações relevantes dos colaboradores, como datas de aniversários, e distribuir comunicados para todos ou para um grupo de funcionários, como escalas de folga e datas de pagamento – funções que justificam a implantação de redes sociais corporativas para varejistas.

Nos dois casos, redes sociais corporativas para varejistas fomentam, além da comunicação, o colaborativismo. Com uma plataforma organizada, é possível começar ou melhorar projetos em prol da empresa. A equipe pode, por exemplo, discutir qual é a melhor disposição dos produtos dentro da loja. Ele também pode ter finalidades mais específicas, como votar qual é a melhor data para realizar um evento corporativo. Independente do uso, a rede social corporativa fomenta a integração e a troca de ideias entre funcionários.

Se a sua empresa varejista (ou unidade de uma grande organização) já possui uma estratégia definida para as redes sociais, não há problemas. Uma ferramenta social corporativa pode funcionar harmonicamente com redes como Facebook, Twitter e Pinterest. Se você deseja mais informações sobre essa integração, leia nosso post a respeito do uso de redes sociais corporativas junto com soluções abertas.

Se você é um varejista e tem interesse nesta ferramenta, recomendamos a leitura de um dos nossos materiais educativos sobre implantação eficaz de uma rede social corporativa. O download é gratuito.

Você tem algum relato interessante sobre implantação de redes sociais corporativas para varejistas? Tem alguma experiência interessante na sua empresa do comércio? Compartilhe conosco nos comentários.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3