Veja como as redes sociais corporativas promovem comunicação interna

O mercado atual contem uma série de instrumentos de apoio à troca de informações dentro da organização. As ferramentas variam entre tradicionais – como murais e newsletters – até tecnologias inovadoras. Na nossa experiência dentro desse segmento, observamos que as redes sociais corporativas promovem comunicação interna por conta dos vários recursos que possuem.

As redes sociais corporativas disponíveis no mercado hoje conseguem abarcar boa parte das funções desempenhadas por outros suportes de comunicação interna, atingindo o público desejado de maneira conveniente. Essa ferramenta pode ser usada junto com as outras soluções de comunicação interna, como TVs corporativas e murais. Uma tecnologia não exclui a outra. Porém, a solução pode ser usada para suprir necessidades que outros meios não conseguem cumprir. Mensagens destinadas a todos os colaboradores, por exemplo, podem ser enviadas por meio de um perfil central da empresa. O sistema de notificações de rede garantirá que a mensagem foi lida, dando, inclusive, a possibilidade de resposta – um bom exemplo de uso complementar para as mídias sociais internas.

Outra ferramenta interessante para gestores de comunicação interna é a criação de grupos ou comunidades. É possível usá-los para separar os setores da organização e disseminar mensagens segmentadas – um recado somente para gestores ou para o departamento de TI, por exemplo. Dentro dos grupos, os usuários podem fazer comentários e interagir com os colegas.

Algumas redes internas dão, inclusive, a possibilidade de criar eventos com lista de convidados, mensagem de apresentação e confirmação de presença. Ações corporativas podem ficar mais eficientes com um sistema desse tipo – afinal, um evento registrado cativa mais as pessoas a participarem. Fora que um evento com uma prévia de colaboradores presentes ajuda a equipe a se planejar.

Por fim, a possibilidade que cada usuário tem de compartilhar conteúdos – internos e externos à rede social corporativa – ajuda a começar debates e conversas sobre temas de interesse da empresa. O responsável pela ferramenta pode, por exemplo, usar seu perfil para compartilhar uma nova sugestão de logo, pedindo a colaboração dos outros funcionários. Os comentários podem ser coletados de forma simples, ajudando no desenvolvimento de novas ideias dentro da empresa.

Este é um trecho do nosso material educativo Comunicação Corporativa: Desafios, Planos e Soluções Tecnológicas. Se você quiser saber mais sobre comunicação interna, baixe este e-book gratuitamente na nossa página de materiais educativos sobre redes sociais nas empresas.

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3