Redes sociais e empresas: uma relação que tem melhorado com o tempo

Para alguns gestores, redes sociais e empresas ainda são vistas como inimigas. É verdade que o acesso às redes sociais mais populares, como Facebook e Twitter, pode diminuir a produtividade da equipe e roubar algumas horas de trabalho durante o mês, mas isso não é motivo para descartá-las. Por medo dos efeitos negativos das redes sociais, algumas empresas resolveram bloquear totalmente o acesso a essas ferramentas. Outras decidiram experimentar algumas alternativas e explorar o potencial da internet.

Ao perceberem a possibilidade de ampliar a comunicação entre as pessoas por meio da internet, empresas têm apostado em grandes mudanças no processo de gestão. O uso de uma rede social interna é uma dessas alternativas. Uma rede social corporativa permite ao gestor estabelecer regras e normas para a utilização, além do monitoramento. Nela, a equipe é capaz de compartilhar ideias inovadoras, além de expressar valores, pensamentos e atitudes.

Empresas que enxergaram o poder das redes sociais para comunicação interna descobriram grandes vantagens dessa ferramenta. Ela é capaz de evitar duplicidade de informação, aumentar o trabalho colaborativo e armazenar parte do conhecimento coletivo da empresa.

Além disso, especialistas afirmam que o ser humano aprende socialmente. Ele tem a capacidade de desenvolver um elemento vital para uma corporação em redes, organizações e grupos: o “social learning” ou aprendizagem social. Esse conceito se aplica, por exemplo, quando pessoas com os mesmos objetivos trocam experiências, geram informações relevantes para o setor em que atuam, e absorvem conhecimento mutuamente.

Integrar uma tendência ao ambiente organizacional certamente vai manter o capital intelectual de sua empresa ativo. Lembre-se: as redes sociais são uma realidade quase irreversível. Não há unanimidade quanto ao uso delas dentro de uma empresa ou não. Antes de tomar uma decisão, conheça sua equipe, tenha claro seus objetivos e pesquise sobre o assunto.

Ficou com dúvidas? Escreva sua pergunta nos comentários que tentaremos responder.

Foto do topo: Hernani Larrea/CC

SocialBase

SocialBase

Conectamos as pessoas tornando o trabalho mais simples e produtivo! <3